Prefeitos são flagrados em aglomeração de festa com Gian e Giovani
Gestores se reuniram em evento com presença da dupla sertaneja e outras pessoas sem máscara, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Prefeitos de dois municípios de Goiás participaram de aglomeração em uma festa com a dupla sertaneja Gian e Giovani, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, no último sábado (5/6). Eles aparecem em vídeo, compartilhado na internet, junto de outras pessoas sem máscara, consumindo bebida alcoólica e sem respeitar o distanciamento social.
O prefeito de Cachoeira Alta, Rodrigo Mendonça (PDT), e a prefeita de Caçu, Ana Cláudia Lemos (MDB) são os que aparecem no vídeo, divulgado pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás. Eles proibiram, por meio de decretos em vigor, aglomerações e venda de bebidas alcoólicas aos finais de semana, em suas respectivas cidades.
Veja o vídeo:
Em nota, Mendonça confirmou que estava no evento “em um condomínio fechado na casa de dois médicos renomados de Rio Verde”. Segundo a resposta do prefeito à TV, havia 25 pessoas na residência, que, conforme acrescenta, haviam se submetido a testes da Covid-19 antes. A prefeita de Caçu e a Prefeitura de Rio Verde não se manifestaram.
Apesar de aparecerem bebidas nos vídeos, o prefeito Rodrigo Mendonça disse que não fez o consumo de álcool, por estar dirigindo no dia.
A assessoria de imprensa da dupla Gian e Giovani informou que os sertanejos fizeram uma live na cidade e que, no dia seguinte, participaram de um almoço na residência do contratante, Edgard Neto. Diferentemente do posicionamento do prefeito, a dupla disse que cerca de 40 pessoas participaram do evento.
A dupla afirmou ainda que a cidade de Rio Verde liberou eventos para até 150 pessoas e que todos os envolvidos, tanto na live quanto no almoço, foram testados para a Covid-19.
Regras
No entanto, a última nota técnica publicada pelo município, no dia 17 de maio, permite eventos sociais com até 140 pessoas, desde que cumpram uma série de regras para evitar a disseminação do coronavírus.
Entre as obrigações, de acordo com o documento oficial, está a autorização de acesso ao evento somente com uso de máscaras. Além disso, é proibida a circulação na área comum sem utilizá-las, sendo possível retirá-las apenas para se alimentar, e obrigatoriamente, em suas mesas.
O empresário Edgard Neto informou, em nota, que realizou, em sua residência, um almoço para familiares, prefeitos e representantes de sindicatos rurais de algumas cidades da região. Disse ainda que este almoço foi organizado para que a dupla Gian e Giovani, que estava hospedada na residência, fizesse contatos comerciais com os representantes das cidades.
O empresário reforçou na nota que havia 40 pessoas no evento e que todos fizeram testes para o coronavírus.
A cidade de Rio Verde, onde ocorreu o evento, já registrou 24.013 casos de coronavírus e 544 mortes pela doença, segundo dados da prefeitura.
A cidade de Cachoeira Alta, por sua vez, registrou 1.362 infectados e 19 mortes pela doença desde o início da pandemia. Em Caçu, foram registrados 1.262 casos e 29 vidas perdidas por complicações da Covid-19, conforme a Secretaria Estadual de Saúde.