metropoles.com

Prefeitos de Goiás fazem paralisação nesta 4ª por autonomia financeira

Prefeitos participam de audiência pública, na Assembleia Legislativa, para discutir a realidade financeira das cidades goianas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de notas de dinheiro
1 de 1 Imagem colorida de notas de dinheiro - Foto: Getty Images

Goiânia – Prefeitos de municípios goianos, além de outra lideranças municipais do estado, participam na manhã desta quarta-feira (13/9), de um evento em prol da autonomia financeira das cidade, que ocorre na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), que também tem a presença do governador Ronaldo Caiado (UB).

A iniciativa é liderada pela Federação Goiana de Municípios (FGM) e Associação Goiana de Municípios (AGM), e ocorre em função do “Dia Estadual de Protestos pela Autonomia Financeira dos Municípios”.

Segundo os idealizadores, a situação financeira dos municípios goianos tem se agravado nos últimos anos, aproximando-se de um cenário insustentável, que pode desembocar em crise financeira de grandes proporções em futuro não muito distante.

Conforme as entidades, o desequilíbrio entre as receitas e as despesas dos municípios é alarmante, e muitas prefeituras já preveem o atraso no pagamento dos salários de servidores como uma realidade iminente, uma vez que os recursos provenientes do Estado e da União têm crescido a um ritmo muito aquém das necessidades, criando um desequilíbrio fiscal preocupante.

Prefeitos reclamam de queda do ICMS

Prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves (MDB) afirmou que os municípios estão com as finanças estranguladas devido à queda do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) com a desoneração de combustível, telecomunicações e queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Tivemos ontem (12/9) um anúncio do governo federal que alivia um pouco, mas não resolve a situação. Nós queremos mais recursos para os municípios, um auxílio financeiro maior com aumento de 1,5% no FPM para o mês de março para ajudar custear as despesas municipais”, apontou.

O gestor disse que os municípios, além da queda arrecadação, tiveram aumento no custeio da máquina em 15% decorrente do aumento na folha de pagamento e do salário mínimo acima da inflação. “Isso resulta no crescimento vegetativo da folha de pagamento, temos o piso da enfermagem, o piso do magistério, que são exemplos de fatores que impactam diretamente as finanças municipais.”

Mobilização nacional

Os municípios goianos se unem em uma mobilização nacional em que prefeituras de todo o Estado permanecerão fechadas. Segundo o prefeito de Goianira e presidente da AGM, Carlão da Fox (PSD), a situação é insustentável, com os municípios de pequeno porte sendo os mais prejudicados.

“A manifestação tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e conscientizar a população sobre a gravidade do problema, pois no final a população será a mais prejudicada por essa crise financeira.”

Dados recentes indicam que 65% dos municípios goianos encerraram o primeiro semestre deste ano no “vermelho”.

Como parte das soluções necessárias, os municípios apresentam seis reivindicações básicas, incluindo o aumento da participação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), redução da alíquota patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para os municípios menores, atualização dos programas federais defasados e ampliação da reforma da Previdência para os municípios, entre outras medidas cruciais para reverter a situação financeira crítica.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?