metropoles.com

Prefeito “decano” é 67 anos mais velho que o “caçula” dos eleitos

O prefeito mais velho eleito no país em 2024 é o Coronel Elói (PSD). O mais novo é Juninho de Marinalva (MDB). Ambos são do Piauí

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Coronel Elói (PSD) e Juninho de Marinalva (MDB) - Metrópoles
1 de 1 Coronel Elói (PSD) e Juninho de Marinalva (MDB) - Metrópoles - Foto: Reprodução

Eleito nesse domingo (6/10), o prefeito mais velho em todo o país é o Coronel Elói (PSD), de 88 anos. Da cidade de Barro Duro, no Piauí, ele foi reeleito com 50,01% dos votos – apenas 32 votos a mais que o Cleia Abreu (MDB), que ficou em segundo lugar.

Juninho de Marinalva (MDB) se tornou o prefeito mais novo do país. Com apenas 21 anos – idade mínima para tomar posse – ele recebeu 99,1% dos votos em Curral Novo do Piauí (PI).

O Brasil elegeu outros dois prefeitos de 21 anos: Pedro Allan (PSB), em Pacujá (CE), que é sete meses mais velho que Juninho, e Eduardo do Alex (PSD), em Heliodora (MG), apenas seis meses mais velho que o prefeito “caçula”.

Em 2024, cerca de 15 mil candidatos a prefeito concorreram em todo o país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os prefeitos eleitos se dividem nas seguintes faixas etárias:

  • Até 25 anos: 33 eleitos
  • Entre 26 e 45: 2.087 eleitos
  • Entre 46 e 65: 2.867 eleitos
  • Acima de 65: 483 eleitos

Confira a página especial do Metrópoles sobre as Eleições de 2024.

PSD foi o partido que levou mais capitais

Com o resultado final do primeiro turno nas 26 capitais brasileiras durante as Eleições Municipais de 2024, o PSD de Gilberto Kassab foi o partido que levou mais prefeituras nesse domingo, com um total de três. Candidatos de 11 capitais foram eleitos ou reeleitos já em primeiro turno, enquanto 15 terão uma segunda rodada de votação no fim do mês.

Na lista das 11 capitais, o PSD foi seguido por PL, União Brasil e MDB — com duas capitais cada um —, pelo PSB e Republicanos — com uma capital, cada. O resultado mostra uma vitória de siglas do chamado Centrão.

Os dois partidos que costumavam vencer muitas eleições majoritárias, como PT e PSDB, não levaram nenhuma capital no domingo. O PP, do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), também é outra ausência notada entre os vitoriosos do primeiro turno.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?