Prefeito goiano se isola após 10 casos de Covid na família
Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), anunciou que testou negativo, mas cumprirá agenda de forma remota
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), anunciou nesta terça-feira (9/3), pelas redes sociais, que seguirá o protocolo recomendado pelas autoridades e cumprirá agenda remota. Isso porque dois filhos e os pais dele testaram positivo para a Covid-19. Ao todo, 10 parentes dele estão ou já tiveram a doença recentemente.
Segundo Mendanha, ele e a esposa, Mayara Mendanha, fizeram o teste RT-PCR, mas testaram negativo.
Conforme a postagem, o pai do prefeito, ex-deputado estadual por Goiás Léo Mendanha, testou negativo, mas apresentou sintomas e está com 25% de comprometimento do pulmão. Ele segue fazendo isolamento domiciliar na companhia da mãe do prefeito.
Amigos, vou manter a agenda totalmente remota nos próximos dias, porque fizemos o teste RT-PCR e a minha filha Luísa e o meu caçula Emanuel testaram positivo para a Covid. Eu, Mayara e Asafe testamos negativo, mas vamos seguir o protocolo recomendado pelas autoridades.
— Gustavo Mendanha (@MendanhaGustavo) March 9, 2021
No início do mês de março, Mendanha já havia informado a contaminação de seis tios pelo coronavírus. Cinco deles fazem parte da família da mãe e um, do pai. Com os novos casos, o prefeito soma 10 casos de Covid-19 entre os familiares.
Restrições
No último domingo (7/3), Goiânia e Aparecida prorrogaram as medidas restritivas vigentes nos municípios desde o dia 1º de março, na tentativa de conter o avanço da proliferação do coronavírus. Entre elas, estão o fechamento do comércio não essencial e circulação de ônibus do transporte coletivo apenas com passageiros sentados.
O município, que recebeu pacientes vindos de Manaus durante a crise do sistema de saúde no Amazonas, passa pelo pior momento da pandemia até o momento, com a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) beirando os 90% na rede pública e 100% na rede privada.
O prefeito da cidade, Gustavo Mendanha, tem feito apelos por meio das redes sociais pela conscientização da população. “Estou apavorado com a possibilidade de não ter como salvas vidas. Por isso, como prefeito, faço a minha parte, mas imploro aos aparecidenses para que façam a sua parte também. NÃO AGLOMEREM. Se vocês não ajudarem, ainda perderemos muitos pais, avós e filhos. Um descuido bobo pode custa a vida de quem você ama”, disse ele em uma postagem.
Coronavírus
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, 51.186 pessoas contraíram a doença desde o início da pandemia. Outras 707 morreram, de acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira.
De acordo com dados da SMS, 26.616pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, sendo que 22.394 receberam a primeira dose e 7.222 receberam a segunda dose.
Com o agravamento da pandemia no município, a prefeitura abriu 100 novos leitos, que serão ocupados conforme a demanda por leito especial ou enfermaria.
Assim, a cidade passa a ter 140 vagas de UTI e 141 de enfermaria. São 122 UTIs no Hospital Municipal (Hmap) e 18 no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela prefeitura.