Prefeito do Recife decreta situação de emergência devido às chuvas
O estado de Pernambuco registrou ao menos 34 mortes e tem mais de 1.300 pessoas desalojadas e desabrigadas
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), decretou situação de emergência na capital na noite deste sábado (28/5). No comunicado, divulgado em uma rede social, ele se solidarizou com as famílias que perderam parentes nos deslizamentos provocados pelas fortes chuvas que atingem a região desde o começo da semana. De acordo com a Defesa Civil do estado, 34 mortes foram confirmadas em Pernambuco.
“Infelizmente nós temos 19 óbitos confirmados na nossa cidade. A gente sabe a dor desse momento e nós não vamos parar um só minuto até garantir a segurança de todos e todas e restabelecer o funcionamento da nossa cidade”, afirmou o político em vídeo.
Além das mortes, o estado já registra 1.361 pessoas desalojadas ou desabrigadas, e a prefeitura do Recife abriu escolas e creches municipais para acolher os moradores em situação de risco. Ao todo, já funcionam 30 abrigos, que vão garantir alimentação, itens de higiene, colchão e lençol.
João Campos afirmou que existem 3 mil profissionais – entre eles, funcionários das áreas de Defesa Civil, social, assistencial e saúde – trabalhando para resolver os principais problemas decorrentes das chuvas. Ele lembrou também que a Prefeitura está recebendo doações para ajudar a manter os abrigados.
Confira o vídeo na íntegra:
Me solidarizo com todas as famílias que perderam uma pessoa querida nessa tragédia – sei bem que é a maior dor do mundo. Decretei situação de emergência no Recife, para dar maior agilidade no suporte às famílias atingidas pelas fortes chuvas geradas pelo fenômeno Onda de Leste. pic.twitter.com/Waq5DtylcH
— João Campos (@JoaoCampos) May 28, 2022