metropoles.com

Prefeito demite professor gay que exibiu clipe de Criolo: “Viadagem”

Profissional de ensino mostrou aos alunos o vídeo de “Etérea”, com temática LGBTQIA+. “Não toleramos”, justificou o prefeito Clésio Salvaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Prefeto demite professor gay
1 de 1 Prefeto demite professor gay - Foto: Reprodução

Um professor de artes da rede municipal de ensino de Criciúma (SC) foi demitdo nessa quarta-feira (25/8) pelo prefeito da cidade, Clésio Salvaro (PSDB, foto em destaque). A “falha” do professor, que é gay, foi ter exibido aos seus alunos o clipe da música “Etérea”, do cantor Criolo, que tem temática LGBTQIA+. O prefeito justificou a demissão: “Viadagem”. As informações são da Folha de S.Paulo.

Nas redes sociais, Salvaro alegou: “Não permitimos, não toleramos, está demitido o profissional. Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isso não vai acontecer, esse tipo de atitude, essa ‘viadagem’ na sala de aula, nós não concordamos”.

Não satisfeito, o prefeito pediu para que pais de alunos denunciem atividades parecidas: “E se os pais souberem de algo parecido que foi exposto para os seus filhos, por favor, entrem em contato com o município”.

Confira:

O vídeo de “Etérea” foi apresentado na terça-feira (24/8) para alunos de 14 e 15 anos, que integram o 9º ano da Escola Municipal Pascoal Meller.

Assista:

Pelo Twitter, o cantor Criolo lamentou o episódio e lembrou que o clipe e o documentário já foram exibidos em mais de 30 festivais de cinema e instituições de arte, música e dança.

“Compartilhamos orgulhosamente o documentário novamente aqui, na esperança de que ele possa chegar mais longe, com mais pessoas entendendo e refletindo sobre o que acontece em nosso território e como o Brasil se tornou o país que mais mata sua população LGBTQIA+ em todo o planeta”, afirmou no post.

Veja:

Conteúdo inapropriado

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma afirmou que o conteúdo do vídeo é inapropriado e não consta no Plano de Ensino da Rede e que, por isso, está em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação e não será tolerado pela administração.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), Jucélia Vargas, o próprio professor, que tinha vínculo temporário com o município, pediu exoneração do cargo diante de ameaças e ataques que passou a sofrer depois da repercussão do caso.

Ela contou que o profissional, que é gay, pretende se mudar do município por causa dos ataques que vem sofrendo. A reportagem tentou contato com o professor, mas não obteve retorno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?