metropoles.com

Prefeito de Caxias ignora decreto estadual e reabre escolas e comércio

Medida desrespeita decreto do estado que criou pausa emergencial para enfrentamento da Covid-19 e ordem judicial para fechamento de colégios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Fila nos postos de vacinação em Duque de Caxias, Rio de Janeiro
1 de 1 Fila nos postos de vacinação em Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/TV Globo

Rio de Janeiro – O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), determinou que o comércio e as escolas da cidade sigam funcionando, ignorando o decreto estadual que criou a pausa prolongada de 10 dias como medida de enfrentamento à Covid-19 e a decisão judicial que determinou o fechamento das unidades educacionais.

A cidade segue produzindo imagens de desrespeito às medidas sanitárias, com as constantes filas para a vacinação. Caxias anunciou que, nesta segunda-feira (29/3), qualquer idoso com 65 anos ou mais podia ser imunizado. Um dos polos de vacinação, a Praça do Pacificador atendia tanto presencialmente quanto em drive-thru.

O prefeito voltou a defender a estratégia de vacinação do município. “Na medida em que as pessoas recebem a vacina, são menos pessoas com risco de ocupar leito”, afirmou.

Na última sexta-feira (27/3), a Justiça deferiu uma representação do deputado estadual Flavio Serafini (PSol) pedindo a suspensão das atividades presenciais nas escolas da rede municipal de Caxias. A decisão prevê multa de R$ 50 mil no primeiro dia e R$ 100 mil nos dias subsequentes. Ao Bom Dia Rio, a prefeitura esclareceu que ainda não tinha sido notificada, mas que vai recorrer.

“A minha preocupação com as escolas é também pensando na alimentação das crianças. Muitas não têm como se alimentar”, explicou Reis. “Eu tenho uma pressão muito grande com os pais. Então, se eu puder conciliar com a Justiça e manter as escolas abertas com alimentação para 80 mil crianças, eu gostaria muito”, completou o prefeito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?