Prefeito de Caldas Novas é internado com Covid-19
Cidade enfrenta surto da doença e teve prédios da administração fechados após o diagnóstico de servidores. Prefeitura descartou lockdown
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O prefeito da Caldas Novas, Kleber Marra (Republicanos), e a filha dele, Lara Marra, foram internados na manhã desta sexta-feira (26/2), em um hospital particular no município, ambos com Covid-19. Segundo informações da Prefeitura da cidade, o estado de saúde deles é estável. O município enfrenta um aumento significativo no número de casos de contaminação pelo novo coronavírus. Uma força-tarefa foi anunciada para frear o contágio na região, já que o município descartou o lockdown recomendado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO).
Marra cumpria isolamento domiciliar desde o dia 16/2, quando também foi anunciada a suspensão do funcionamento de alguns prédios públicos de Caldas Novas, após um surto da doença entre autoridades e servidores do municípios. Além do prefeito, o procurador-geral do município, dois vereadores e cinco servidores foram diagnosticados com Covid-19.
Por meio da redes sociais, o município anunciou luto oficial nos dias 24 e 25/2, em decorrência do falecimento do presidente do Caldas Prev, Bauhmann de Alencar Sobrindo, de 44 anos, vítima do coronavírus.
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, são 4.910 casos da doença confirmados na cidades e 91 óbitos.
Medidas restritivas
Caldas Novas foi classificada na área vermelha de contágio para a Covid-19, de acordo com o Mapa da Pandemia, no entanto, o município descartou o fechamento das atividades não essenciais. Para evitar a proliferação do vírus no município, a cidade que já tinha determinado lei-seca, anunciou também medidas mais rígidas para combater a doença, dentre as quais uma força-tarefa, com aumento da fiscalização dos estabelecimentos.
Nesta sexta-feira (26/2), a cidade deu início as barreiras sanitárias. Podem entrar no município apenas moradores, turistas que tenham reserva em hotéis e pousadas e que não apresentem sintomas da Covid-19.
Entre as medidas divulgadas pela Prefeitura de Caldas Novas, estão a redução da capacidade de hotéis, clubes e pousada para 50%; supermercados, verdurões e açougues funcionam com 30% da capacidade; festas e boates estão proibidas; velórios podem ser realizados com até 10 pessoas simultaneamente, por até 2 horas, quando a causa da morte não for Covid-19.
Recomendação
O Ministério Público de Goiás (MPGO) emitiu recomendações aos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, para que interrompessem todas as atividades, exceto supermercados e congêneres, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde, pelo prazo de 14 dias, em decorrência do aumento no número de casos de Covid-19 na região. Com isso, os hotéis e parques aquáticos das cidades deixariam de funcionar no período. Porém, os municípios descartaram a possibilidade do lockdown.
Os municípios endureceram as regras e anunciaram uma parceria entre as prefeituras de Caldas Novas, Rio Quente, empresários, associações e a Câmara Municipal para disponibilização de mais 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para pacientes destas cidades.
Turismo
A cidade de Caldas Novas é o principal destino turístico de Goiás. O município é conhecido por suas águas quentes, parques aquáticos e festivais musicais.
Em 2020, mais de 100 mil pessoas passaram pela cidade para comemorar o carnaval e em 2021, também foi procurada por muitos turistas. No entanto, a prefeitura não confirma o surto de casos de Covid-19 ao feriado.