metropoles.com

Prefeito de Caldas Novas é internado com Covid-19

Cidade enfrenta surto da doença e teve prédios da administração fechados após o diagnóstico de servidores. Prefeitura descartou lockdown

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
kleber marra
1 de 1 kleber marra - Foto: Reprodução/Facebook

Goiânia – O prefeito da Caldas Novas, Kleber Marra (Republicanos), e a filha dele, Lara Marra, foram internados na manhã desta sexta-feira (26/2), em um hospital particular no município, ambos com Covid-19. Segundo informações da Prefeitura da cidade, o estado de saúde deles é estável. O município enfrenta um aumento significativo no número de casos de contaminação pelo novo coronavírus. Uma força-tarefa foi anunciada para frear o contágio na região, já que o município descartou o lockdown recomendado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO).

Marra cumpria isolamento domiciliar desde o dia 16/2, quando também foi anunciada a suspensão do funcionamento de alguns prédios públicos de Caldas Novas, após um surto da doença entre autoridades e servidores do municípios. Além do prefeito, o procurador-geral do município, dois vereadores e cinco servidores foram diagnosticados com Covid-19.

Por meio da redes sociais, o município anunciou luto oficial nos dias 24 e 25/2, em decorrência do falecimento do presidente do Caldas Prev, Bauhmann de Alencar Sobrindo, de 44 anos, vítima do coronavírus.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, são 4.910 casos da doença confirmados na cidades e 91 óbitos.

4 imagens
Há preocupação com aglomeração de pessoas em estabelecimentos comerciais
O município suspendeu festividades no Carnaval passado
Boletim epidemiológico 25/2
1 de 4

Força-tarefa inclui intensa fiscalização nos estabelecimentos do município

Divulgação/Prefeitura de Caldas Novas
2 de 4

Há preocupação com aglomeração de pessoas em estabelecimentos comerciais

Divulgação/Prefeitura de Caldas Novas
3 de 4

O município suspendeu festividades no Carnaval passado

Divulgação/Prefeitura de Caldas Novas
4 de 4

Boletim epidemiológico 25/2

Divulgação/Prefeitura de Caldas Novas
Medidas restritivas

Caldas Novas foi classificada na área vermelha de contágio para a Covid-19, de acordo com o Mapa da Pandemia, no entanto, o município descartou o fechamento das atividades não essenciais. Para evitar a proliferação do vírus no município, a cidade que já tinha determinado lei-seca, anunciou também medidas mais rígidas para combater a doença, dentre as quais uma força-tarefa, com aumento da fiscalização dos estabelecimentos.

Nesta sexta-feira (26/2), a cidade deu início as barreiras sanitárias. Podem entrar no município apenas moradores, turistas que tenham reserva em hotéis e pousadas e que não apresentem sintomas da Covid-19.

Entre as medidas divulgadas pela Prefeitura de Caldas Novas, estão a redução da capacidade de hotéis, clubes e pousada para 50%; supermercados, verdurões e açougues funcionam com 30% da capacidade; festas e boates estão proibidas; velórios podem ser realizados com até 10 pessoas simultaneamente, por até 2 horas, quando a causa da morte não for Covid-19.

Recomendação

Ministério Público de Goiás (MPGO) emitiu recomendações aos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, para que interrompessem todas as atividades, exceto supermercados e congêneres, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde, pelo prazo de 14 dias, em decorrência do aumento no número de casos de Covid-19 na região. Com isso, os hotéis e parques aquáticos das cidades deixariam de funcionar no período. Porém, os municípios descartaram a possibilidade do lockdown. 

Os municípios endureceram as regras e anunciaram uma parceria entre as prefeituras de Caldas Novas, Rio Quente, empresários, associações e a Câmara Municipal para disponibilização de mais 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para pacientes destas cidades.

Turismo

A cidade de Caldas Novas é o principal destino turístico de Goiás. O município é conhecido por suas águas quentes, parques aquáticos e festivais musicais.

Em 2020, mais de 100 mil pessoas passaram pela cidade para comemorar o carnaval e em 2021, também foi procurada por muitos turistas. No entanto, a prefeitura não confirma o surto de casos de Covid-19 ao feriado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?