Compartilhar notícia
São Paulo – O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, formalizou nesta terça-feira a compra da Coronavavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac, para imunizar os profissionais de saúde em seu município. O acordo foi anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria, em um vídeo gravado ao lado de Kalil.
“Nós aqui acordamos hoje, incluindo o Instituto Butantan e seu presidente, Dimas Covas, vacinas para que o prefeito de Belo Horizonte possa imunizar os profissionais de saúde, públicos e privados, que atuam em Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais. Parabéns pela sua atitude”, disse Doria.
“Espero que seja um plano B, espero que todo o Brasil tenha o direito de imunizar seus profissionais de saúde. Muito obrigado. Estou simplesmente cumprindo minha obrigação, que é proteger a população que me elegeu”, afirmou, em seguida, Kalil.
O prefeito de Belo Horizonte, @alexandrekalil, também formalizou hoje a aquisição da vacina do Butantan contra o Coronavírus para imunizar os profissionais de saúde em seu município. pic.twitter.com/eu3MNOR0F1
— João Doria (@jdoriajr) December 15, 2020
Não foram divulgados detalhes sobre o volume de vacinas que será adquirido pela prefeitura de Belo Horizonte. Ao todo, o governo de SP anunciou que vai disponibilizar 4 milhões de doses da vacina para os profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia a outros estados e municípios. Segundo Doria, 12 estados e 912 municípios pediram acesso à Coronavac.
Segundo comunicado da Prefeitura de Belo Horizonte divulgado no dia 9 de dezembro, o acordo firmado com o Butantan prevê o recebimento das doses assim que a vacina Coronavac seja aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Não há data para o início da vacinação em Belo Horizonte, que deve seguir o Programa Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde, independentemente de qual vacina seja aprovada.