metropoles.com

Prefeita de Saquarema é denunciada por fraude e pode perder cargo

Manoela Peres (PL) foi denunciada por improbidade administra e é alvo de pedido de impeachment apresentado à Câmara de Vereadores da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
manoela peres
1 de 1 manoela peres - Foto: Reprodução/Instagram

A prefeita de Saquarema (RJ), Manoela Peres (PL), foi denunciada por improbidade administrativa relacionada a supostas fraudes em contratações por meio do programa municipal Conexão do Futuro.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou à Justiça ação civil pública na qual denunciou Manoela Peres (foto em destaque) por improbidade administrativa vinculada à assinatura de contratos milionários ligados a um amigo e a parentes da prefeita.

A ação civil pública foi distribuída à 2ª Vara da Comarca de Saquarema, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que vai decidir se aceita a denúncia para dar andamento a um eventual processo.

Em maio de 2022, a Prefeitura de Saquarema publicou edital de chamamento público para seleção de organização da sociedade civil (OSC) responsável pela gestão educacional e administrativa do programa Conexão do Futuro. O contrato tinha valor de R$ 18,7 milhões. O Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Inovação (IDPI) venceu o processo, sem competição.

O MPRJ destacou que o IDPI contratou três empresas – a Pride Esportes, Sejja Sports e Triggo Alimentos Ltda – com objetivo de favorecer e enriquecer ilicitamente Lucas Amorim Floriano, amigo de Manoela Peres nomeado diretor do projeto Conexão do Futuro.

Ele é sócio das três empresas, ainda que de forma oculta, segundo as investigações do MPRJ, que iniciaram após denúncias do noticiário RJ1.

Os sócios da Pride Esportes são a sogra de Lucas, Angela Maria de Oliveira Santos, e Emerson Sartori Vali, que é pai de consideração de Diogo Muniz, cunhado da prefeita de Saquarema.

A Sejja Sports tem apenas Angela como sócia. Mas, em 2019, de acordo com as investigações, o sócio era Lucas. O e-mail dele, inclusive, permaneceu cadastrado no registro da Sejja na Receita Federal.

Em relação à Triggo Alimentos Ltda, o vínculo ficou constatado, segundo o MPRJ, pelo fato de o sócio Marcus Vinícius Coelho ser amigo de Lucas, de quem aparece ao lado em fotos nas mídias sociais.

Para o MPRJ, Angela, Emerson e Marcus são “laranjas” de Lucas. Os quatro foram denunciados pela instituição, além de Manoela Peres.

Nomeado diretor do Conexão do Futuro, Lucas contratou empresas vinculadas a ele posteriormente, enfatizou o MPRJ: “Ou seja, no mesmo ano que mantém contrato em vigor com o município, Lucas foi nomeado para a direção do programa, recebendo salário para a direção e o valor do contrato para a prestação do serviço, inclusive com a celebração de termos aditivos, no caso da empresa Sejja Sports”.

Ainda segundo a denúncia, “apesar de Lucas não constar no quadro societário de nenhuma das três empresas atualmente, criou de modo fraudulento pessoas jurídicas, visando à celebração dos contratos, e alterou a formação das empresas, sendo que essas pessoas jurídicas firmaram contratos com o Conexão do Futuro após sua nomeação como diretor do projeto”.

Conluio

O MPRJ acusa Lucas de agir em conluio com a prefeita de Saquarema e o cunhado dela, Antonio Cesar Alves, contador que deu entrada nos papéis para criação das empreas Pride e Triggo.

Os promotores de Justiça pediram a condenação de Manoela Peres à perda da função pública, à suspensão dos direitos políticos por oito anos, bem como à proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais.

No caso de Lucas, o MPRJ pediu que ele seja condenado ao pagamento de multa civil de 15 vezes o valor da remuneração recebida, que era de R$ 7,5 mil.

Impeachment

Após as denúncias de supostas irregularidades na Prefeitura de Saquarema, o vereador Bruno Pinheiro (PDT) apresentou um pedido de impeachment de Manoela Peres.

Em função do recesso de fim de ano, o processo deve ter desdobramentos só em 2024.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?