metropoles.com

Prédio que desabou não estava na programação de vendas da União

Fogo destruiu edifício de 24 andares na madrugada desta terça. A Igreja Luterana de São Paulo também foi parcialmente atingida pelas chamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo
INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE PRÉDIOS NO CENTRO DE SP
1 de 1 INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE PRÉDIOS NO CENTRO DE SP - Foto: Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) esclareceu que o prédio de 24 andares que desabou durante um incêndio de grandes proporções na madrugada desta terça-feira (1º/5), no Largo do Paissandu, em São Paulo, não estava na programação de vendas de imóveis da União.

Ao contrário, segundo o MP, ele foi cedido provisoriamente pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MP) à prefeitura do município de São Paulo, em 2017. A expectativa era de que acomodasse as novas instalações da Secretaria de Educação e Cultura de São Paulo.

“Na ocasião da cessão provisória, o prédio já estava ocupado irregularmente. Por esse motivo, a responsabilidade pelo pedido de reintegração não era exclusiva nem da SPU e nem da prefeitura do município, mas sim de ambas as instituições”, informou o órgão. “Assim, a SPU em parceria com a Secretaria de Habitação de São Paulo, estava atuando para tentar a reintegração amigável do edifício. Já havia sido feito o cadastramento dos ocupantes, que somavam cerca 400 pessoas reunidas em cerca de 150 famílias”, acrescentou o órgão na nota.

Segundo o ministério, o superintendente do Patrimônio da União, Robson Tuma, está desde o início da manhã acompanhando pessoalmente a movimentação no prédio. As pessoas cadastradas após o acidente já foram encaminhadas à assistência social da prefeitura do estado.

“Em busca de identificar outros imóveis também em situação de ocupação irregular, é importante esclarecer que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da sua Secretaria do Patrimônio da União, está trabalhando no recadastramento de todos os imóveis inativos da União e irá implementar o respectivo plano para o seu aproveitamento”, concluiu a pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?