Preço do gás encanado em SP aumenta até 40%. Saiba valor na sua região
GNV ficará 39,9% mais caro na região de Sorocaba, área de concessão da Naturgy; Grande SP verá aumento de até 10% para comércio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Passa a valer, a partir desta segunda-feira (31/5), nova tarifa para o gás encanado na região de Sorocaba e na região metropolitana de São Paulo.
As indústrias da região de Sorocaba, que é região de concessão da Naturgy, são as que mais sofrerão com o reajuste. De acordo com a nova tabela de tarifas, as fábricas terão reajuste entre 39 e 39,7%. O gás consumido pelo comércio ficará entre 14,9% e 15, 3% mais caro, já as residências pagarão entre 30% e 33,3% a mais.
O GNV, gás usado para abastecer veículos, ficará 39,9% mais caro na área de concessão da Naturgy.
A princípio, o reajuste na região poderia ser de até 80%, segundo regras contratuais. Foi necessária uma intervenção da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), que solicitou à Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) para que “desenvolvesse estudos e avaliassem os cenários de reajuste e as possíveis medidas para reduzir o impacto aos usuários de todos os segmentos”.
Na Grande SP
Na região metropolitana de São Paulo, área de concessão da Comgás, os aumentos variam de 8% a 10%. Veja reajustes:
- Residências: entre 9,5%–9,8%
- Comércio: 9,7%–10,2%
- Indústria: 8,4%–9,7%
- GNV: 8,1%
Segundo a Arsesp, os reajustes serão aplicado já na fatura de junho de 2021. O reajuste é anual e seu aumento foi puxado pelo aumento de 39% no preço do gás natural anunciado pela Petrobras em abril.