metropoles.com

“Precisamos virar a página do negacionismo”, diz ministra da Ciência

Em entrevista ao Metrópoles, ministra Luciana Santos falou da importância de aproximar a ciência do dia a dia e combater o negacionismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia - Metrópoles
1 de 1 Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, defendeu que a ciência se aproxime cada vez mais do dia a dia das pessoas e ressaltou ser o momento para “virar a página do negacionismo”.

Em entrevista ao Metrópoles, Luciana reforçou a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em Brasília, e citou a vacina como uma solução da tecnologia.

“Isso [Semana Nacional da Ciência e Tecnologia] foi uma iniciativa do presidente Lula, em 2004, cujo objetivo é aproximar a ciência e tecnologia das pessoas para que não seja encarado como algo distante, que a ciência está em todo lugar e ela faz parte da vida das pessoas, do cotidiano. Ainda mais porque nós precisamos virar a página do negacionismo, que é tão nefasto”, afirmou.

“A evidência científica é observação, é pesquisa, é teste, é comprovação. E você precisa das soluções da ciência, da tecnologia, para ser profissional, e a semana tem esse papel, de a gente difundir, de popularizar, de aproximar, e é uma festa, a festa da ciência e tecnologia”, completou.

Nessa semana, durante a abertura da SNCT, o governo anunciou R$ 740 milhões para iniciativas de popularização da ciência no país. O recurso é voltado para realização de feiras, implementação de laboratórios em escolas e outras ações.

6 imagens
1 de 6

Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia, concede entrevista ao Metrópoles

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
2 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
3 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
4 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
5 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
6 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Como forma de impulsionar o desenvolvimento da tecnologia no país, a ministra citou a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que prevê investimentos para a expansão da infraestrutura de pesquisa no país, inovação e ações para o crescimento da economia.

Ela também ressaltou que o plano brasileiro de inteligência artificial, apresentado em julho, tem potencial para fazer com que o país seja referência na área.

“A ousadia é grande de nossa parte. Queremos que em cinco anos o Santos Dumont [supercomputador previsto no plano] se torne o quinto computador mais potente do mundo”, projeta a ministra.

Eleições

Na entrevista, a ministra abordou também o resultado das eleições municipais deste ano. Luciana é filiada ao PCdoB, mas atuou como cabo eleitoral de um candidato do PT, Vinicius Castello, para a prefeitura de Olinda (PE). O postulante acabou derrotado.

“Para nós, do nosso campo, nós não temos outro caminho que não seja fortalecer políticas e fazer com que o estado responda ao desafio de crescimento, impulsionador de crescimento”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?