Prazo do uso obrigatório da CNH Digital é prorrogado para julho
A emissão seria cobrada a partir do dia 1º de fevereiro deste ano, mas foi prorrogada porque estados não se adequaram às mudanças
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciaram, nesta terça-feira (30/1), novo prazo para uso obrigatório da Carteira Nacional de Habilitação Digital: 1º de julho. O período de adesão foi prorrogado pelo fato de alguns estados ainda não estarem preparados para a mudança.
Inicialmente, o prazo era quinta-feira (1º/2), e, segundo o Denatran, não será prorrogado novamente. Na página do órgão, foi disponibilizado guia com todas as orientações para a emissão do documento online. Para acessar, clique aqui.
O aplicativo da CNH digital já está disponível gratuitamente para download na Google Play e App Store. Para ter a carteira eletrônica, o motorista deverá possuir habilitação impressa com QR Code, além de estar com os dados devidamente atualizados no sistema do Detran, principalmente o e-mail e o telefone celular com DDD, no qual será visualizada a CNH digital. Essa atualização poderá ser feita via 154 (call center do Detran) ou pelo site: www.detran.df.gov.br.
A carteira eletrônica substitui a impressa, uma vez que ambas possuem o mesmo valor jurídico. A apresentação da CNH, impressa ou digital, é obrigatória e a falta do documento acarreta multa de R$ 88,38, três pontos e retenção do veículo.
O diretor do Denatran, Elmer Vincenzi, enfatiza a importância da CNH Digital para minimizar a ocorrência de fraudes e proporcionar maior comodidade ao cidadão. “Qualquer motorista ou setor da sociedade poderão ter acesso à comprovação dos dados, seja em uma relação civil ou empresarial, como as que envolvem bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos”, afirma. O DF é uma das unidades da Federação que já estão preparadas para a mudança.