metropoles.com

Prazo para justificar voto no 1º turno das eleições acaba nesta 5ª

Os eleitores tiveram 60 dias depois do pleito para realizar a justicativa de ausência que pode ser feita de forma presencial ou on-line

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Fachada do TSE, em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Fachada do TSE, em Brasília - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O prazo para os eleitores justificarem a ausência no 1º turno das Eleições de 2024, ocorrido no dia 6 de outubro, se encerra nesta quinta-feira (5/12). Os cidadãos tiveram 60 dias para apresentar à Justiça Eleitoral a justificativa fundamentada da ausência.

Os eleitores podem realizar a justificativa por meios digitais e presenciais. No caso das ferramentas on-line é necessário acessar um dos portais, preencher as informações solicitadas e anexar a documentação digitalizada que comprove o motivo da falta.

Caso o eleitor não justifique a tempo, precisará pagar multa. No caso de quem não vota, não justifica e nem paga as multas eleitorais, existem as seguintes consequências:

  1. Impedimento para tirar o passaporte e a carteira de identidade;
  2. Impedimento para se inscrever em concurso público;
  3. Impedimento para renovar a matrícula em escolas da rede pública;
  4. Impedimento para tomar posse ou receber remuneração em cargo público, entre outras restrições.

Veja como acessar o e-Título

No aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, o cidadão precisa acessar o link “Mais opções” e, em seguida, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência. Logo após, é preciso preencher o formulário com os dados solicitados.

Por fim, é gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. A solicitação será enviada à zona eleitoral responsável pelo título do eleitor. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada.

Autoatendimento eleitoral

A justificativa também pode ser feita pelo Sistema Justifica, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  É necessário acessar a aba superior “Serviços” e selecionar “Autoatendimento Eleitoral”. Na página direcionada, clique em “Justificativa Eleitoral” para realizar o login e preencher as informações solicitadas.

Justificativa presencial

Também há possibilidade de realizar a justificativa de forma presencial. Nesse caso, os eleitores precisarão preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível no site da Justiça Eleitoral, e entregar o documento no cartório eleitoral mais próximo. Quem optar por essa forma de justificativa deve apresentar um documento oficial com foto para a validação.

Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título da eleitora ou do eleitor. Se ela for negada, será necessário pagar uma multa à Justiça Eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?