Praça em Belo Horizonte ganha nome em homenagem a Marielle Franco
A praça, localizada no canteiro central da avenida Bernardo Monteiro, região Central de Belo Horizonte, foi reinaugurada
atualizado
Compartilhar notícia
A praça localizada no canteiro central da avenida Bernardo Monteiro, região Central de Belo Horizonte, está com uma nova cara. O local foi batizado “Praça Marielle Franco“, em homenagem à vereadora assassinada em 2018.
A renomeação da praça aconteceu durante evento do movimento “Ocupa Floresta”, com o objetivo de ocupar as regiões do bairro e transformar o local em um espaço cultural. Mais de 50 artistas realizaram apresentações de teatro, música, cordel, e outros.
Em entrevista ao jornal BHAZ, Kátia Sales, presidente do PSol, partido de Marielle, em Belo Horizonte, afirmou que a vereadora representa um patrimônio político para defensores de direitos humanos, lésbicas, mulheres negras, mães, parlamentares e socialistas. “Foi por isso que foi executada”, disse.
Segundo a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), não existe nenhum pedido de alteração de nome de vias tramitando na Câmara. A prefeitura de BH também alegou que não enviou nenhum pedido ao Executivo.
Relembre
A vereadora do Rio de Janeiro foi morta a tiros no dia 14 de março de 2018. Marielle estava dentro do carro que seguia para a sua residência. Ao menos nove cápsulas de arma de fogo foram recolhidas no local do crime e quatro projéteis atingiram a cabeça da parlamentar – a execução é investigada.
Marielle acompanhava, na condição de vereadora, a intervenção federal, como forma de coibir abusos das Forças Armadas e da polícia a moradores de comunidades carentes.