PP, partido de Lira, anuncia apoio a Hugo Motta para liderar a Câmara
Presidente da Câmara dos Deputados também anunciou apoio a candidatura de Hugo Motta para sucessão dele na presidência da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
O Partido Progressistas (PP) anunciou nesta terça-feira (29/10) apoio a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), para presidência da Câmara. Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também anunciou o nome do político paraibano como o seu candidato para ser seu sucessor no comando da Casa Legislativa.
“De forma unânime optados aqui demos o apoio para a candidatura de Hugo Motta para presidente. A gente tem certeza absoluta que o Hugo vai ser um grande presidente da casa, com a responsabilidade de suceder o presidente Arthur Lira, no nível da atuação com o Arthur teve, com suas qualidades. Com sua tranquilidade e principalmente puxando a convergência que o Brasil tanto precisa”, disse Dr. Luizinho, líder do PP.
Hugo agradeceu o apoio do partido e reforçou o compromisso para o fortalecimento da Câmara dos Deputados. “Com muita alegria e confiança de que essa nossa caminhada de construção na eleição para ser o próximo presidente da Câmara venha ainda mais força a quem reconhecer a importância dessa bancada, uma bancada que tem não só um grande valor numérico, porque é uma das maiores da casa, mas tem um valor qualitativo ainda maior. Porque tem um dos melhores quadros que a Câmara dos Deputados tem presentes na conformação da bancada do Progressistas”.
Para os próximos dias, a expectativa de Hugo Motta é se encontrar com os deputados federais em busca de apoio. Ele não descarta viajar para alguns estados em busca de apoio para construção da candidatura para suceder Arthur Lira.
O líder do Republicanos enfatizou que o PL da Anistia, que concede anistia aos envolvidos nas manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro de 2023, não deve ser colocada como moeda de troca para eleição da Casa e pontuou que o assunto deverá ser discutido e decidido pela comissão especial criada por Lira.
“A Casa tem o seu funcionamento regimental. Esse é um tema que começará a ser tratado esse ano. Se possível, a sua conclusão da discussão e votação tramitará antes do recesso. Caso isso não seja possível, ficará para a próxima gestão”, completou Motta.
O partido é a quarta maior bancada da Câmara, com 50 deputados. Além dos parlamentares, o ministro do Esporte, André Fufuca, participou da reunião de terça, assim como Hugo Motta.
Arthur Lira trabalha em busca de um consenso entre os deputados para a candidatura de Hugo Motta. O presidente da Câmara deseja consolidar o nome do político alagoano abrangendo as necessidades de diferentes bancadas, como a do PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, de Jair Bolsonaro.
O apoio de Lira a Hugo Motta aconteceu após o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), abandonar a disputa e anunciar a candidatura do deputado da Paraíba.
Também estão na disputa os líderes do PSD, Antonio Brito (BA), e do União Brasil, Elmar Nascimento (BA). Ambos irão se reunir com a bancada do PT na Câmara para discutir a sucessão de Lira.
Elmar Nascimento era tido como o favorito para substituir o líder alagoano, tendo em vista a proximidade dele com Arthur Lira e o apoio da maior bancada da Câmara dos Deputados.