metropoles.com

Povos indígenas: PL que torna data feriado avança na Câmara

Deputados da Comissão dos Povos Originários aprovam feriado nacional no Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários da Câmara dos Deputados (CPOVOS), deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG)
1 de 1 Presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários da Câmara dos Deputados (CPOVOS), deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O projeto que busca instituir um feriado nacional no Dia dos Povos Indígenas avançou na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18/6). A proposta, do ex-deputado Fábio Trad (PSD-MS), foi aprovada na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais.

O texto consta no PL 960/2022, que acrescenta o 19 de abril na lei que declara as datas feriados nacionais. Na Comissão, o parecer favorável ao projeto foi elaborado pela relatora Juliana Cardoso (PT-SP).

“Esta data vai muito além da celebração da contribuição ancestral dos indígenas na criação do corpo social brasileiro ou da exigência de perpetuarmos a cultura indígena. Para além, o Dia dos Povos Indígenas deve trazer a consciência do indígena como cidadão com direito de designar seu próprio futuro, não cabendo à sociedade ou aos governos determinar suas escolhas”, traz a justificativa do texto.

A deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG) comemorou a aprovação na Comissão: “Nada mais justo como reparação histórica”.

A data de 19 de abril faz referência ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, tido como fundamental para a discussão de várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

Tradicionalmente conhecido como Dia do Índio, a então deputada federal e agora presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana apresentou um projeto de lei que alterou o nome da comemoração para demonstrar a diversidade cultural dessa comunidade. A lei 14.402 de 2022 foi promulgada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 1.652.876 indígenas.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?