metropoles.com

Posse de nova presidente do STJ reunirá Moraes e Bolsonaro nesta quinta

A cerimônia deve contar com a presença do presidente e do ministro pela 1ª vez após operação contra empresários que defenderam golpe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igor Estrela/Metrópoles
Bolsonaro e Alexandre de Moraes
1 de 1 Bolsonaro e Alexandre de Moraes - Foto: Igor Estrela/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), estarão no mesmo evento nesta quinta-feira (25/8). Moraes já marcou em sua agenda oficial a ida à posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura como a 20ª presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A equipe de Bolsonaro fechou os últimos detalhes e confirmou a presença do chefe do Executivo no evento, que será às 17h.

Esta será a primeira vez que Bolsonaro e Moraes participam do mesmo evento após operação contra grupo de empresários investigados por defender um golpe de Estado no WhatsApp. O caso foi revelado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará na terça-feira (23/8).

As medidas judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes. Além dos mandados de busca, Moraes determinou o bloqueio das contas bancárias e das redes sociais dos investigados e pediu a quebra de sigilo financeiro.

Nesta quarta-feira, um dia após dizer que a relação com o Alexandre de Moraes, estava “pacificada”, Jair Bolsonaro (PL) reclamou da ordem de busca e apreensão emitida pelo ministro.

No TSE

O último encontro entre os dois ocorreu na posse de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 16 de agosto, quando a relação foi amistosa. No entanto, as animosidades nos bastidores continuam e o risco de o clima pesar é alto.

Nova gestão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) terá nova gestão a partir desta quinta-feira (25/8). A ministra Maria Thereza de Assis Moura toma posse como a 20ª presidente da Corte. Ao lado dela, o ministro Og Fernandes assume a vice-presidência da corte. Os dois vão conduzir o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) no biênio 2022-2024, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente. A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

Com 15 anos de atuação no STJ, a ministra é a atual corregedora nacional de Justiça, cargo integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a eleição, Maria Thereza apenas assumirá em agosto. A ministra será a segunda mulher a ocupar a presidência do tribunal. A primeira foi a ministra Laurita Vaz, no biênio 2016-2018.

Também estão confirmados para a posse o presidente do STF, ministro Luiz Fux; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD); o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP); o procurador-geral da República, Augusto Aras; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?