Posse de nova presidente do STJ reunirá Moraes e Bolsonaro nesta quinta
A cerimônia deve contar com a presença do presidente e do ministro pela 1ª vez após operação contra empresários que defenderam golpe
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), estarão no mesmo evento nesta quinta-feira (25/8). Moraes já marcou em sua agenda oficial a ida à posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura como a 20ª presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A equipe de Bolsonaro fechou os últimos detalhes e confirmou a presença do chefe do Executivo no evento, que será às 17h.
Esta será a primeira vez que Bolsonaro e Moraes participam do mesmo evento após operação contra grupo de empresários investigados por defender um golpe de Estado no WhatsApp. O caso foi revelado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos, em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará na terça-feira (23/8).
As medidas judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes. Além dos mandados de busca, Moraes determinou o bloqueio das contas bancárias e das redes sociais dos investigados e pediu a quebra de sigilo financeiro.
Nesta quarta-feira, um dia após dizer que a relação com o Alexandre de Moraes, estava “pacificada”, Jair Bolsonaro (PL) reclamou da ordem de busca e apreensão emitida pelo ministro.
No TSE
O último encontro entre os dois ocorreu na posse de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 16 de agosto, quando a relação foi amistosa. No entanto, as animosidades nos bastidores continuam e o risco de o clima pesar é alto.
Nova gestão
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) terá nova gestão a partir desta quinta-feira (25/8). A ministra Maria Thereza de Assis Moura toma posse como a 20ª presidente da Corte. Ao lado dela, o ministro Og Fernandes assume a vice-presidência da corte. Os dois vão conduzir o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) no biênio 2022-2024, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente. A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.
Com 15 anos de atuação no STJ, a ministra é a atual corregedora nacional de Justiça, cargo integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a eleição, Maria Thereza apenas assumirá em agosto. A ministra será a segunda mulher a ocupar a presidência do tribunal. A primeira foi a ministra Laurita Vaz, no biênio 2016-2018.
Também estão confirmados para a posse o presidente do STF, ministro Luiz Fux; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD); o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP); o procurador-geral da República, Augusto Aras; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti.