Posse de André Mendonça muda horário de atendimento no STF. Confira
O novo ministro tomará posse às 16h desta quinta-feira (16/12). A cerimônia contará com 60 pessoas, para manter os protocolos contra Covid
atualizado
Compartilhar notícia
A cerimônia de posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, provocou a mudança do horário de atendimento ao público externo na Suprema Corte. Com o evento marcado para a tarde desta quinta-feira (16/12), na sede da Corte, em Brasília, o expediente será de 8h às 13h.
A mudança foi determinada por meio de portaria do STF e publicada no Twitter da Corte:
Atenção! Confira as mudanças no horário de expediente e atendimento ao público externo no dia da cerimônia de posse do ministro André Mendonça. ⤵️ pic.twitter.com/tO4dP7syYm
— STF (@STF_oficial) December 14, 2021
A solenidade de posse terá duração de 15 minutos, com convidados previstos em lista para que seja mantido o distanciamento social em razão da pandemia.
A expectativa é de cerca de 60 pessoas no plenário entre ministros em exercício e aposentados, autoridades de praxe (presidente da República, da Câmara, do Senado e de tribunais superiores, por exemplo) e convidados pessoais do novo ministro.
O STF informou a todos os convidados no ofício de convite, assinado pelo presidente da Corte, ministro Luiz Fux, sobre a exigência de apresentação do cartão de vacinação ou comprovante de exame PCR negativo feito até 72 horas antes do evento. É possível enviar comprovante por e-mail ao cerimonial previamente.
A grande expectativa é se o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), fará o teste para então poder comparecer à posse do ministro que indicou: ele diz que não se vacinou e não se vacinará e que não concorda com a cobrança do comprovante de vacina contra a Covid para a entrada em locais fechados.
“Terrivelmente evangélico”
Indicado em 13 de julho pelo presidente Bolsonaro, que queria um ministro “terrivelmente evangélico“, André Mendonça passou por sabatina no Senado e foi aprovado pelos parlamentares com 47 votos favoráveis e 32 contrários já em dezembro.
André Mendonça substituirá o ministro Marco Aurélio, que se aposentou em julho.