metropoles.com

Portugal enviará coração de dom Pedro I aos 200 anos da independência

O coração está preservado em formol em um recipiente de vidro dentro da Irmandade da Lapa, na cidade do Porto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Coração de D. Pedro/Facebook/Reprodução
coração de dom pedro
1 de 1 coração de dom pedro - Foto: Coração de D. Pedro/Facebook/Reprodução

O presidente da Câmara do Porto, em Portugal, Rui Moreira, anunciou, nesta quarta-feira (22/6), que o coração de dom Pedro I poderá ser enviado para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. As informações são de O Globo.

“É com enorme honra que anuncio que autorizo que o coração de dom Pedro IV (I) de Portugal, e I Imperador do Brasil, seja trasladado para o Brasil, em datas a acertar entre o meu gabinete e o Palácio Itamaraty”, disse Moreira, cujo cargo é equivalente ao de prefeito.

Foi realizado um exame de cinco horas no coração do ex-monarca por peritos do Instituto de Medicina Legal do Porto. Ainda que o resultado não esteja concluído, os peritos asseguraram que o coração poderia sair da Igreja da Lapa sem correr riscos. Porém, Moreira viajará junto no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que será responsável pelo transporte.

Em abril deste ano, o Itamaraty iniciou as tratativas com as autoridades portuguesas sobre o envio do órgão para participar das celebrações, em 7 de setembro.

O desejo de trazer o órgão para o Brasil nasceu de uma viagem do embaixador brasileiro George Prata, que faz parte da coordenação do evento de comemoração do bicentenário da independência brasileira, a Portugal.

Margens do Ipiranga

A ossada de dom Pedro I esteve no Brasil pela última vez em 1972, para comemoração dos 150 anos da independência. Na época, os ossos do imperador foram levados até o local onde ele teria proclamado a independência do país, nas margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.

O coração está preservado em formol em um recipiente de vidro dentro da Irmandade da Lapa.

De acordo com o jornal português Diário de Notícias, cientistas brasileiros solicitaram há cerca de dez anos o envio do coração ao país para que pudesse ser feita uma perícia médica para identificar a causa da morte de dom Pedro I. Contudo, na época, a Irmandade negou o pedido.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?