Porto Alegre envia dados de 24 mil famílias para Auxílio Reconstrução
Os beneficiados incluídos no Auxílio Reconstrução, do governo federal, receberão R$ 5,1 mil, em parcela única, via Pix
atualizado
Compartilhar notícia
A Prefeitura de Porto Alegre enviou, nesta terça-feira (28/5), o primeiro lote com informações de 24.516 famílias para o pagamento do Auxílio Reconstrução, do governo federal. O benefício começou a ser pago na segunda-feira (27/5), mas a população ainda não havia recebido, pois o Executivo municipal não tinha enviado as confirmações dos dados das famílias.
A prefeitura encaminhou os dados de mais de 24 mil famílias, dando prioridade para aquelas que se encontram desabrigadas ou desalojadas devido as enchentes.
Os familiares incluídos no programa receberão R$ 5,1 mil, em parcela única, via Pix.
O Auxílio Reconstrução é voltado para famílias afetadas por enchentes em cidades onde houve a decretação de estado de emergência ou de calamidade. O auxílio será pago preferencialmente para famílias lideradas por mulheres.
De acordo com o Ministério Extraordinário da Reconstrução, cerca de 44 mil núcleos familiares de 15 cidades do estado gaúcho estão habilitados a ganhar o benefício. No segundo lote, serão encaminhadas informações do Registro Unificado, qualificado pela Mancha de Inundação, da qual identifica regiões prejudicadas pelas cheias.
O Registro Unificado pode ser feita pela plataforma on-line, disponível no próprio site da prefeitura, ou por locais físicos, disponibilizados, também, no site. As informações são do G1.
Como ocorre o pagamento
Após as prefeituras realizarem o cadastro das famílias desalojadas, as informações da família beneficiada devem ser confirmadas pela conta do gov.br. O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). Para os beneficiários que têm conta no banco, o depósito é automático. A instituição abrirá uma conta específica para viabilizar o recebimento do recurso aos que não são clientes da CEF.