metropoles.com

Porto Alegre derruba passarela para construção de corredor humanitário

Passarela no centro da cidade foi demolida. No lugar, travessia servirá de passagem para caminhões com remédios, comida e suprimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre
Imagem colorida da obra que contrói um corredor humanitário no RS - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da obra que contrói um corredor humanitário no RS - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Sebastião Melo, começou a construção de um corredor humanitário para facilitar a chegada de caminhões com ajuda enviada à cidade em meio às fortes chuvas que acometem o estado desde a segunda-feira (29/4). A prefeitura espera que a obra seja finalizada neste final de semana. A antiga passarela da rodoviária de Porto Alegre que atravessa a Rua da Conceição foi derrubada na manhã desta sexta.

O corredor humanitário está sendo construído entre Avenida Castelo Branco e o Túnel da Conceição, próximo à Estação Rodoviária, que está alagada.

A passagem tem a intenção, também, de desobstruir a RS-118 que, atualmente, é a via de acesso principal à Região Metropolitana de Porto Alegre, uma vez que as demais estão bloqueadas devido aos danos causados pelas chuvas.

Sebastião Melo afirmou que “o acesso é fundamental, pois por este corredor humanitário chegarão ambulâncias, remédios, comida e suprimentos. Agradeço o esforço das secretarias envolvidas e parceiros. Juntos, vamos reerguer a nossa cidade”.

O prefeito ainda ressaltou, ainda, que “a comida tem de chegar, o remédio tem de chegar, a ambulância tem de passar, o caminhão do Exército tem de passar. Então, é um corredor que salva vidas”.

2 imagens
Porto Alegre constrói "corredor humanitário" para chegar mantimentos
1 de 2

Porto Alegre constrói "corredor humanitário" para chegar mantimentos

Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre
2 de 2

Porto Alegre constrói "corredor humanitário" para chegar mantimentos

Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre

A construção está sendo feita a partir da demolição da passarela, que tinha quase 50 anos de idade. Sebastião Melo disse que a passarela precisou ser demolida, pois é baixa e impede a passagem de caminhões. Em um segundo momento, uma nova passarela, mais alta, será erguida no mesmo local.

Segunda a prefeitura, o corredor humanitário tem aproximadamente 300 metros e será erguido com três camadas de sedimentos. A primeira é de pedras grandes que vão dar base para a estrutura. Depois, será preenchido com uma camada mais fina de brita e finalizada com uma camada de asfalto, que permitirá o trânsito de veículos.

Estão sendo usadas máquinas nas pontas da ligação, para evitar a entrada de água.

Veja o vídeo da construção

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?