metropoles.com

Por votos, Motta se reúne com ala bolsonarista do PL e ouve pedidos

Candidato à presidência da Câmara recebeu lista com 3 páginas de propostas defendidas pelo grupo, que vão de PL da Anistia a PEC das Drogas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Hugo Motta
1 de 1 Hugo Motta - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Em campanha por votos, o candidato a presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) se reuniu com a ala bolsonarista do PL na liderança do partido na Casa nesta quarta-feira (30/10). A reunião foi mediada pelo líder da sigla, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ).

No encontro, estavam presentes deputados mais fiéis ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como Bia Kicis (PL-DF), Zucco (PL-RS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Cabo Gilberto Neto (PL-PB).

Motta recebeu uma lista de três páginas com propostas que são consideradas prioritárias pelo grupo. Os temas que os bolsonaristas defendem vão desde o projeto de lei (PL) da anistia para os envolvidos e condenados pelos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro até a proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Drogas.

Outra demanda defendida pelo grupo no pacote de medidas entregue a Motta estão as pautas que miram mudar o Supremo Tribunal Federal (STF) e que já foram aprovadas na CCJ, e que o deputado priorize a defesa da prerrogativa do mandato parlamentar e do próprio Legislativo.

Ao sair da reunião, deputados avaliaram a conversa como positiva. O candidato a presidência da Casa também disse o mesmo, confirmou que recebeu a lista, mas não se comprometeu com o andamento de nenhuma pauta. Disse aos deputados que todas serão consideradas.

Uma ala do PL ainda defende que a sigla lance candidatura própria, já que a sigla tem 92 deputados e é a maior bancada da Casa.

A ala mais radical da legenda calcula que a oposição conseguiria sair com uma margem de 150 votos caso tivesse uma candidatura própria. Apesar disso, dentro do grupo, há deputados que reconhecem que há um teto de apoio e que não seria possível vencer a eleição, e por isso, o melhor caminho é apoiar Motta.

Nesta quarta-feira (30/10), o PL faz uma reunião a tarde com toda a sua bancada para definir como vai seguir na sucessão da Câmara. Na avaliação de Altineu, o partido já está consolidando uma maioria pró-Motta e pode sair do encontro com a formalização fechada. A reunião está marcada na sede do partido às 15h (horário de Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?