Por vacina, motoristas do transporte paralisam atividades em Goiânia
Eixo Anhanguera, responsável por 35% do transporte público da região metropolitana, amanheceu paralisado. Saúde anuncia discussão do assunto
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Parte dos motoristas que atuam no transporte público de Goiânia e região paralisaram as atividades nesta sexta-feira (9/4). Eles alegam que trabalham diariamente em ônibus lotados e, até então, não receberam nenhuma sinalização sobre a possibilidade de vacinação da categoria.
O Eixo Anhanguera, principal elemento do transporte da região metropolitana de Goiânia, responsável por interligar as cidades próximas à capital, amanheceu paralisado. Cerca de 150 motoristas, segundo a Polícia Militar, estavam concentrados na madrugada, na porta da Metrobus, empresa responsável pela operação do Eixo.
A decisão de paralisação foi acertada em assembleia do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Goiânia (Sindicoletivo), realizada no sábado (3/4). Até então, já tinham sido registrados, entre os motoristas do transporte, 270 casos de contaminação por Covid-19 e 16 mortes.
Nesta sexta-feira, na porta da Metrobus, motoristas seguravam faixas com a frase: “Vacina JÁ!”. Sem decisão de inclusão da categoria nos grupos prioritários do plano de vacinação, até o momento, o grupo diz que foi “abandonado à própria sorte”.
35% da rede de transporte
A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) informou que as demais linhas e terminais do transporte público de Goiânia seguem funcionando normalmente. O Eixo Anhanguera foi o único atingido pela paralisação, mas ele representa, sozinho, 35% do total da rede de transporte.
O Eixo opera em corredor exclusivo, com 19 estações de embarque e desembarque ao longo de 13,5 Km de extensão. É a linha de maior carregamento do sistema de transporte da região metropolitana. Ela transporta, em dias úteis, uma média de 200 mil pessoas.
Saúde vai fazer debate sobre vacinação de motoristas
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO) informou a vacinação dos motoristas do transporte público da região metropolitana de Goiânia será pautada na próxima reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública, marcada para a quarta-feira (14/4).
“De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros integram a lista de grupos prioritário para a vacinação, mas ainda não foram contemplados para receberem as doses da vacina nesta etapa que está em andamento. Dessa forma, com o recebimento de mais imunizantes, o Estado de Goiás avançará, gradativamente, na imunização dos públicos definidos pelo governo federal”, diz o texto da nota.