metropoles.com

Por que alunos conseguiram acessar o X nas universidades? Entenda

Estudantes conseguiram entrar no X utilizando a rede wi-fi Eduroam. Porém, o acesso foi interrompido no inicio da tarde desta segunda (2/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Tiktok
1 de 1 Tiktok - Foto: Reprodução

Mesmo com a rede social X bloqueada, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), uma aluna da Universidade de São Paulo (USP) publicou na internet que foi para a faculdade apenas para usar o antigo Twitter, nesta segunda-feira (2/9). Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), outra estudante também comemorou o acesso e postou tutorial do TikTok ensinando entrar no X.

Os universitários perceberam que por meio de uma conexão wi-fi disponível nas instituições, o X ainda estava funcionando mesmo com a suspensão ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no sábado (31/8).

Os estudantes acessaram o X por causa do serviço gratuito de wi-fi chamado Eduroam, que conecta alunos e professores à internet em lugares cadastrados no programa.

Rede
Rede “Eduroam” é acessada em universidades públicas e institutos de pesquisa

O motivo do acesso estar sendo permitido por meio da Eduroam é por ela ser uma rede independente e não estar sob a jurisdição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“[A Eduroam] tem uma conexão direta com o Twitter, que não passa exatamente pelas operadoras de internet cadastradas na Anatel”, explica Thiago Ayub, especialista em tecnologia.

A alegria dos estudantes durou pouco. A Rede Nacional de Pesquisas (RNP), que administra a Eduroam no Brasil, já bloqueou o X em todas as universidades e instituições de pesquisa no início da tarde de segunda-feira (2/9).

“Caso [ainda] ocorram acessos ao X por universidades e outras instituições de pesquisa, a conexão com a internet não tem relação com a RNP”, informou a empresa ao G1.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?