metropoles.com

Por “contribuição ao país”, Dilma é eleita a mulher economista do ano

Dilma Rousseff comandou o país entre os anos de 2011 a 2016, período considerado extremamente conturbado do ponto de vista econômico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mulher sorri para lado esquerdo Dilma Roussef
1 de 1 Mulher sorri para lado esquerdo Dilma Roussef - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A ex-presidente do Brasil e atual titular do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD, do Brics), Dilma Rousseff foi eleita como a Mulher Economista deste ano pelo sistema do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e dos Conselhos Regionais de Economia (Corecons).

A decisão foi tomada durante a 729ª Plenária Ordinária do Cofecon, realizada no sábado (9/12). A solenidade da entrega da premiação ocorrerá no próximo ano, com data ainda a confirmar.

Nos anos anteriores, as vencedoras foram Tania Bacelar (2022), Esther Dweck (2021) e Denise Lobato Gentil (2020). A Cofecon/Corecons afirma que a decisão se deu pela contribuição de Rousseff para o desenvolvimento socioeconômico do país.

“Foi escolhida por sua significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país ao longo de sua carreira”, explicam os órgãos em nota. A premiação marca não apenas a celebração do mérito da economista, mas também destaca a importância de reconhecer e valorizar as mulheres que desempenham papéis relevantes na promoção do desenvolvimento com responsabilidade social”, completa.

Economia na época de Dilma

Dilma foi a 36ª presidente, tendo atuado entre os anos de 2011 a 2016. Ela também foi também ministra de Minas e Energia em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Brasil esteve, entre os anos de 2011 a 2020, com a pior economia de sua história em 120 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Confira a nota na íntegra:

O Sistema Cofecon/Corecons anunciou a escolha de Dilma Rousseff como a Mulher Economista de 2023. A decisão foi tomada durante a 729ª Plenária Ordinária do Cofecon, realizada neste sábado, 9 de dezembro, em um formato híbrido.

Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics, ex-presidente do Brasil e renomada economista, foi escolhida por sua significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país ao longo de sua carreira.

A escolha de Dilma Rousseff se deu em quatro fases, conforme regulamento aprovado pela Resolução nº 2.064, de 22 de março de 2021. Inicialmente houve a formação de lista de indicadas pelos conselheiros federais, Conselhos Regionais de Economia e Comissão Mulher Economista e Diversidade. Em lista secreta, o Plenário do Cofecon formou lista décupla, a partir da qual os Corecons, por meio de seus plenários, formaram lista tríplice. Entre os três nomes mais votados, a economista foi eleita a Mulher Economista do Ano, em votação secreta, pelo Plenário do Cofecon.

A premiação marca não apenas a celebração do mérito da economista, mas também destaca a importância de reconhecer e valorizar as mulheres que desempenham papéis relevantes na promoção do desenvolvimento com responsabilidade social. O Sistema Cofecon/Corecons reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o reconhecimento do talento feminino em todas as esferas profissionais.

A escolha de Dilma Rousseff como a Mulher Economista de 2023 reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico, bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil.

A solenidade de entrega da honraria ocorrerá no ano de 2024, durante a Solenidade de Posse da nova diretoria do Cofecon, em data a ser confirmada“.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?