Por ciclone-bomba, Santa Catarina decreta estado de calamidade pública
Defesa Civil confirmou a informação e disse que decreto deverá ser publicado na tarde desta quinta-feira (02/07) no Diário Oficial
atualizado
Compartilhar notícia
Santa Catarina vai decretar estado de calamidade pública após a devastadora passagem do ciclone-bomba, que deixou pelo menos dez vítimas e outras duas pessoas desaparecidas.
A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Santa Catarina. O decreto deverá ser publicado em edição extra do Diário Oficial do estado ainda nesta quinta-feira (02/07).
Na prática, o decreto de calamidade pública é decretado em casos graves e permite agilizar processos para que o estado tenha acesso a recursos destinados à reconstrução das cidades atingidas.
O mais recente boletim da Defesa Civil divulgado nesta manhã aponta que 135 cidades reportaram estragos causados pelo ciclone extratropical. No total, Santa Catarina tem 295 municípios.
O número de residências atingidas pelo vendaval segue em atualização. De acordo com o levantamento, foram ao menos 2,2 mil unidades habitacionais danificadas no estado.
Além disso, cerca de 275 mil casas permaneciam sem energia na manhã desta quinta-feira. Esse número chegou a 1,5 milhão na terça-feira, segundo dados da Celesc, empresa de distribuição.
Embora o ciclone já estivesse em alto mar, houve fortes rajadas de vento nessa quarta-feira (01/07) em Santa Catarina. O vento ultrapassou 90 km/h em Criciúma e em São Joaquim.