metropoles.com

Por aumento, funcionários do BC ameaçam greve e entrega de cargos

Servidores exigem reunião agendada com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ainda no mês de março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Homem caminha em frente a entrada do prédio do Banco Central em Brasília
1 de 1 Homem caminha em frente a entrada do prédio do Banco Central em Brasília - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Em nova fase da mobilização por reajuste salarial, o sindicato de Funcionários do Banco Central (Sinal) exige reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, até 22 de março. Caso nada seja feito pelo governo federal até essa data, os servidores ameaçam greve por tempo indeterminado e entrega de todos os cargos comissionados.

A categoria exige reajuste salarial semelhante ao de policiais federais. O Sinal pretende inserir, em assembleia, o indicativo de suspensão das atividades dos funcionários.

“Além disso, os substitutos de todas as funções comissionadas do Banco Central solicitarão, coletivamente, a publicação imediata de portarias anulando as nomeações”, afirma nota.

Em assembleia nesta quarta-feira (16/3), o Sinal aprovou paralisações diárias das 14h às 18h a partir de quinta-feira (17/3) até o dia 22 deste mês, quando a possibilidade de greve geral será votada.

Mobilização por reajuste

A revolta dos trabalhadores começou no fim de dezembro, quando o Congresso Nacional aprovou o Orçamento da União 2022 prevendo R$ 1,7 bilhão para reajuste dos salários de policiais federais. A reserva poderia beneficiar servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O aumento para a categoria partiu de uma demanda do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL).

Junto aos servidores da Receita Federal, a categoria passou a exigir reajuste salarial. Em janeiro, os funcionários protestaram em frente à sede do Banco Central e do Ministério da Economia a favor do reajuste salarial para todas as categorias do funcionalismo.

Paralisação

Em nota, o Banco Central informou o cancelamento da 17ª reunião plenária do Fórum Pix, que ocorreria nesta quinta-feira (17/3), em decorrência da paralisação parcial dos servidores.

“A reunião será oportunamente reagendada”, disse o BC. “Aproveitamentos para informar que nos períodos de paralisação as equipes responsáveis pelo atendimento por meio das caixas corporativas pix@bcb.gov.br e pix-operacional@bcb.gov.br não estarão disponíveis”, acrescentou a instituição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?