metropoles.com

Popularidade digital de Lula cai; a de Bolsonaro sobe após seu retorno

Pesquisa mostra Bolsonaro 17 pontos atrás de Lula. Enquanto o atual chefe do Executivo marca 57 pontos, ex-presidente tem 40

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Fábio Vieira e Igo Estrela/Metrópoles
Lula e Bolsonaro, candidatos à presidência, em montagem se colocam frente a frente, sob fundo escuro - Metrópoles
1 de 1 Lula e Bolsonaro, candidatos à presidência, em montagem se colocam frente a frente, sob fundo escuro - Metrópoles - Foto: Fotos: Fábio Vieira e Igo Estrela/Metrópoles

Nos primeiros 100 dias de governo, a popularidade digital do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu o ápice depois dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas. Já o pior momento para o petista se deu na crítica à operação da Polícia Federal (PF) que frustrou um plano do PCC para sequestrar o senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR).

As informações são do Índice de Popularidade Digital (IPD), calculado pela empresa Quaest. A pesquisa monitora dados do Facebook, Instagram, Twitter, Google, Wikipedia e YouTube.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou sua popularidade depois de retornar ao Brasil, após três meses nos Estados Unidos. Ele, contudo, continua 17 pontos atrás de Lula. Enquanto o atual chefe do Executivo federal marca 57 pontos, Bolsonaro tem 40.

O levantamento considera cinco fatores: número de seguidores (fama), engajamento (quantidade de comentários e curtidas), compartilhamentos (mobilização), proporção de reações positivas e negativas (valência) e o volume de buscas (interesse).

Logo depois dos atos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, os dois líderes políticos atingiram a maior diferença no índice, de 62 pontos. Enquanto Lula marcou 83 pontos, Bolsonaro chegou a apenas 21. A menor distância foi registrada em 3 de abril, com nove pontos, logo após o retorno do ex-presidente ao país.

Os anúncios das ações do governo federal na marca de 100 dias de gestão aumentaram a popularidade digital do petista, que foi a 57 pontos. O valor, porém, é menor que o conquistado no mesmo período por Bolsonaro, em 2019. À época, o ex-presidente marcava 79,08.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?