População confia menos nos Três Poderes e instituições, segundo Datafolha
Entre as instituições desacreditadas em levantamento do Datafolha, a Presidência da República foi o destaque negativo
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (24/9), o índice de confiança da população em instituições e nos Três Poderes diminuiu. Entre as instituições desacreditadas, a que se destacou foi a Presidência da República: em 2019, 31% dos entrevistados desconfiavam; agora, 50% têm dúvidas.
A apuração foi feita de 13 a 15 deste mês e ouviu presencialmente 3.667 pessoas em 190 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A instituição em que a população mais acredita são as Forças Armadas, com 76% da confiança dos entrevistados. No entanto, a desconfiança era de 19% há dois anos; e agora está em 22%.
As Forças Armadas sempre foram defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas em março deste ano, o setor viu todos seus comandantes serem substituídos pelo mandatário. A confiança nesse segmento é maior entre homens que recebem acima de cinco salários mínimos e moradores de Centro-Oeste.
Os partidos políticos também sofrem grande desconfiança por parte da população: o índice de rejeição foi de 58%, em 2019, para 61% atualmente, de acordo com a pesquisa Datafolha.
Deputados federais e senadores seguem a lista de descrédito. O Congresso Nacional é visto como não confiável por 49% dos entrevistados. Já o Judiciário tem a desconfiança de 31% dos entrevistados.
A imprensa que tinha 30% de desconfiança em 2019. Agora está com 32%. Os que confiam nos veículos de comunicação correspondem a 66% desse percentual: 48% que afirmam confiar “um pouco” e 18% dizem “muito”.
O Ministério Público, por sua vez, teve um aumento para 30% no nível de desconfiança, ante 23% em 2019. A desconfiança nas redes sociais subiu para 53%, contra 46%, em 2019. Já em relação às empresas brasileiras, 69% confiam e 29% disseram não acreditar.