Autoridades lamentam morte de Iris Rezende; veja repercussão
Morte do ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende (MDB-GO) repercute, em especial, no meio político. Governador Ronaldo Caiado lamentou
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Ocorrida nesta terça-feira (9/11), a morte de Iris Rezende Machado (MDB), de 87 anos, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, repercute em especial no meio político. O atual governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), e o atual prefeito da capital, Rogério Cruz (Republicanos), usaram as redes sociais para lamentar o falecimento do político. O presidente da Câmara Municipal da capital, vereador Romário Policarpo (Patriota), também publicou homenagem.
O presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, também usou as redes sociais para homenagear Iris, a quem chamou de “o maior político de Goiás”. Ao Metrópoles, o ex-deputado federal disse ser um dia muito doloroso para Goiás. Para ele, Iris foi o grande líder popular do estado. “Foi o líder mais transformador e realizador”, disse. Daniel acrescentou o sentimento de gratidão dele, por ter convivido de perto e ter aprendido com Iris. “E um sentimento de gratidão, como de todos os goianos, por tudo o que ele fez pelo estado”.
Nacionalmente, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que o Brasil perde um político que sempre procurou estar ao lado do povo mais humilde. “Iris Rezende foi um exemplo para todos. Marcou sua sua trajetória com grandes realizações, mas principalmente como exemplo de homem público. O MDB, especialmente, perde um de seus mais queridos quadros, mas manterá seu legado de político honesto, comprometido com as causas populares e grande capacidade administrativa. Ao povo de Goiás, aos familiares e amigos, meu sincero pesar pela perda desse grande brasileiro. Que Deus console a todos”, destacou.
Figuras como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usaram as redes sociais para manifestar pesar pela morte de Iris.
“Iris Rezende é um exemplo de carreira política digna, defendendo a democracia e o desenvolvimento do Brasil. Teve uma das mais longas trajetórias na vida pública da nossa história, atravessando 60 anos como vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e governador. Deixa um legado em Goiânia, em Goiás e no nosso país que supera as divisões políticas. Tive o prazer de ser seu amigo e compartilharmos encontros, conversas e projetos para melhorar a vida do povo do seu estado”, publicou Lula.
Outros que repercutiram a morte foram Gustavo Mendanha (sem partido), prefeito de Aparecida de Goiânia, e o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB).
Em nota à imprensa, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, também lamentou a morte de Iris Rezende, ressaltando que o político “sempre demonstrou sua lealdade aos princípios democráticos”.
“Goiás perde uma de suas lideranças mais expressivas e homem público reconhecido em todo o país, com atuação marcante na política e administração do Estado, que ficará perenemente na memória de todos os goianos. A sua história de vida e sua trajetória política confundem-se com a própria história recente do Estado de Goiás”, disse França.
Também por meio de nota, o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) destacou que o político, “ao longo de sua trajetória política, foi um parceiro na luta por uma sociedade mais justa e por condições de vida mais dignas às cidadãs e cidadãos goianos”.
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por sua vez, destacou que o político “foi um parceiro na luta por uma sociedade mais justa e por condições de vida mais dignas às cidadãs e cidadãos goianos”.
A ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, disse que Iris Rezende “sempre se mostrou um homem público à frente de seu tempo” e que ele “deixa um legado voltado à transformação social e, também, à realização de grandes obras”.
Veja fotos de Iris Rezende:
Iris teve sua morte confirmada na madrugada desta terça. Ele estava em um hospital de São Paulo, tratando, há pouco mais de três meses, das complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. No sábado (6/11), Iris Rezende teve piora no estado de saúde e precisou ser novamente intubado em decorrência de uma severa pneumonia.
O corpo vai ser velado no Palácio das Esmeraldas, no centro de Goiânia. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Santana, na região do bairro de Campinas, também na capital do estado.
Um dos políticos mais conhecidos de Goiás, Iris Rezende é de Cristianópolis, que fica a 92 km da capital goiana. Trata-se da mesma cidade de Marília Mendonça, cantora goiana que morreu aos 26 anos em acidente aéreo em Caratinga (MG) na sexta-feira (5/11). A artista foi sepultada no último sábado (6/11) na capital goiana.
Veja o post de Caiado:
Ver essa foto no Instagram
Veja o post de Rogério Cruz:
Ver essa foto no Instagram
Veja post de Romário Policarpo:
Ver essa foto no Instagram
Veja post de Daniel Vilela:
Ver essa foto no Instagram
Veja post de Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida:
Ver essa foto no Instagram
Veja post de Marconi Perillo:
Ver essa foto no Instagram
Internado às pressas
Iris Rezende teve de ser internado às pressas no início da manhã do último dia 6 de agosto, na capital goiana. Ele sentiu fortes dores de cabeça em casa e foi levado ao Instituto Neurológico de Goiânia por familiares. No mesmo dia, passou por uma cirurgia para controlar um acidente vascular hemorrágico cerebral.
À época, a equipe médica avaliou como positiva a intervenção cirúrgica. Iris precisou ser intubado. Após apresentar, foi extubado. Saiu da unidade de terapia intensiva e chegou a ir para o quarto, já no dia 12 de agosto.
O quadro continuou evoluindo positivamente. No entanto, no dia 21 de agosto, Iris teve uma convulsão e voltou para a UTI. Após nova melhora, retornou para o quarto. Dez dias depois, foi levado novamente para a unidade intensiva.
Na mesma tarde do dia 31 de agosto, Iris Rezende foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, na capital paulista, onde permaneceu desde então. De lá para cá, teve melhoras e pioras no quadro.
Veja publicação no Instagram oficial do político:
Ver essa foto no Instagram
Carreira
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, atuou na vida pública.
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.
Foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, em 2020, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.
Relação com Joaquim Roriz
Companheiros no MDB, Joaquim Roriz chegou a ser prefeito de Goiânia, em 1987, antes de seguir para o Distrito Federal, onde esteve no comando por mais de 3 mil dias. O ex-governador do DF também substituiu Iris Rezende no Ministério da Agricultura, em 1990, quando chegou ao fim o governo Sarney.
Em 1999, no cargo de senador da República, Rezende defendeu Roriz das acusações de que teria sido responsável pela violência da ação policial que culminou na morte do funcionário da Novacap, José Ferreira da Silva, e na perda do olho esquerdo de outras duas pessoas.
À época, Iris lembrou a trajetória política de Roriz e garantiu que o governador nunca foi dado a atos de brutalidade, agressão ou desrespeito às pessoas. “Ele sempre foi voltado às camadas mais pobres da população”. Roriz morreu em setembro de 2018 na capital federal.