Políticos lamentam morte de Benedito de Lira, pai de Arthur Lira
Biu de Lira, como era conhecido, morreu aos 82 anos por parada cardíaca em meio a tratamento contra um câncer
atualizado
Compartilhar notícia
Políticos lamentaram, nesta terça-feira (14/1), a morte do prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira (PP), conhecido como Biu de Lira. Ele é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e tinha 82 anos.
A Prefeitura de Maceió (AL), o governo do estado e o Senado Federal declararam luto oficial de três dias pela morte do político, que já atuou como senador, deputado estadual e federal e vereador em Junqueiro e Maceió.
O que aconteceu:
- Benedito de Lira estava em tratamento de um câncer e foi submetido a cirurgia de emergência em 31 de dezembro do ano passado.
- O prefeito reeleito de Barra de São Miguel (AL) faleceu na manhã desta terça após parada cardíaca.
- O sepultamento será feito na quarta-feira (15/1), às 10h, no cemitério Parque das Flores, em Maceió. O velório começará nesta terça (14/1), no mesmo cemitério, assim que o corpo for liberado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o falecimento, disse ter ligado para prestar as condolências a Arthur Lira e definiu Benedito como “uma voz sempre ativa e importante do povo alagoano”.
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prestou as condolências pelo falecimento e anunciou luto oficial de três dias no Senado Federal, destacando a vida política de Benedito.
Favorito à presidência do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP) afirmou ter recebido a notícia “com muita tristeza” e destacou que Benedito foi “um dos líderes políticos mais influentes do estado”.
“Fez da sua vida um exemplo de superação e força para vencer obstáculos sempre com muita coragem. Deixo aqui meu abraço fraterno a Arthur Lira, mas acima de tudo, deixo meu conforto ao coração de um filho que perdeu seu pai e exemplo de vida”, escreveu Alcolumbre.
A bancada do Partido Social Democrático (PSD) na Câmara dos Deputados também manifestou pesar pelo falecimento. “Em nome da nossa bancada, expressamos nossas condolências ao parlamentar e a toda a sua família neste momento difícil”, destaca a nota.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Aloizio Mercadante também se manifestou e lembrou a presença de Benedito no Senado Federal.
“O otimismo e o bom humor, marcas registras de Biu ao longo desses muitos anos de convívio no Congresso Nacional e tão em falta nas relações políticas nos tempos atuais, vão deixar saudade”, escreveu.
Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha lembrou ter conhecido Benedito durante sua trajetória política e enviou um “abraço de solidariedade ao presidente Arthur Lira e meus mais profundos sentimentos a toda a família neste momento tão difícil”.
O ministro dos Transportes Renan Filho, eleito senador por Alagoas, destacou que Biu “deixa o legado de uma longa e marcante carreira na política” do estado. O também ministro Juscelino Filho, das Comunicações, ressaltou os mais de 50 anos de vida pública do político e desejou “que Deus o receba de braços abertos e conforte os corações dos familiares, amigos e admiradores”.
Luiz Henrique Alves Pinto, vice-prefeito de Barra de São Miguel eleito na chapa ao lado de Benedito, afirmou que o dia é “de muita dor e saudade” e definiu o político como ” um exemplo de força, sabedoria e dedicação”.
“A Barra de São Miguel e toda nossa família sentiremos profundamente sua falta, mas levaremos para sempre seus ensinamentos, o amor que ele sempre dedicou a todos nós e o cuidado com que teve para sempre servir e transformar a nossa cidade”, escreveu.