Zé Trovão após reunião no Planalto: “Tentando mostrar diplomacia”
Deputado Zé Trovão se reuniu na manhã desta terça-feira (7/3) com ministro Alexandre Padilha e vice Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
Após reunião no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (7/3), o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) disse estar tentando mostrar diplomacia e respeito entre os Poderes.
Ele foi um dos novos deputados do Sul e Centro-Oeste recebidos pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin em café da manhã nesta terça.
À imprensa, ao deixar o palácio, Trovão se queixou de ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que o impede de conceder entrevistas e disse aguardar a derrubada dessa medida.
“Olha, o encontro é um encontro que a gente está tentando mostrar uma diplomacia, ter respeito entre os Poderes, fazer com que a gente consiga trabalhar. E era essa a intenção de falar com o ministro Padilha”, disse o deputado após a reunião.
Zé Trovão foi preso em 2021 no âmbito de investigação que apura o envolvimento do ex-líder dos caminhoneiros nos atos antidemocráticos de 7 de setembro daquele ano. Antes de ser preso, ele ficou um mês e meio foragido no México.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, o caminhoneiro foi responsável pelo início de um “levante” contra a democracia em ameaças antes do 7 de Setembro.
Por decisão do STF, a prisão foi substituída por medidas alternativas. Entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica, a restrição para circular apenas em Santa Catarina e Brasília, e o bloqueio de contas nas redes sociais.
Alvo do ministro Alexandre de Moraes, Trovão foi eleito nas eleições de 2022 pelo partido de Jair Bolsonaro e está no primeiro mandato.
Planalto quer conhecer deputados novatos
A reunião desta terça dá início à série de encontros que a pasta comandada por Alexandre Padilha pretende promover com deputadas e deputados federais em primeiro mandato.
No encontro desta terça, o vice Alckmin destacou o papel do agronegócio das regiões Sul e Centro-Oeste.
“Estamos à inteira disposição de vocês, inclusive, lá no Ministério da Indústria. O Centro-Oeste e o Sul têm um Agro muito forte, e, por isso, estamos trabalhando com o ministro Paulo (Paulo Teixeira, Desenvolvimento Agrário), e com o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) para fortalecer a indústria de fertilizantes”, disse o vice-presidente.
Ao lado do ministro @padilhando, recebi, no Planalto, uma ampla frente de parlamentares do Sul e do Centro-Oeste. Levamos a mensagem de esperança do presidente @LulaOficial e deixamos claro que este será um governo baseado no diálogo, em prol de suas regiões e de todo o país. pic.twitter.com/aiIX4op6Ar
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) March 7, 2023
Já Padilha destacou o atual governo pretende trabalhar em parceria com o Parlamento. “Esse encontro, que fizemos questão de fazer por região, é para deixar bem claro que cada deputada e cada deputado representa os votos do seu estado, de sua região”, disse.
“É importante ressaltar que, para nós, as eleições acabaram lá no primeiro e no segundo turno, com resultado reconhecido. Todo mundo tomou posse e o que importa agora é a gente se unir e reconstruir o país”, prosseguiu.
Além de Zé Trovão, estiveram presentes na reunião desta terça os seguintes deputados: Silvye Alves (União-GO), Daniel Agrobom, (PL-GO), Delegada Adriana Accorsi, (PT-GO), Camila Jara, (PT-MS), Leda Borges, (PSDB-GO), Ismael Alexandrino, (PSD-GO), Rafael Prudente (MDB-DF), Marussa Boldrin, (MDB-GO), Delegado Matheus Laiola (União-PR), Padovani (União- PR), Luiz Carlos Busato (União-RS), Carol Dartora (PT-PR), Denise Pessoa (PT-RS), Reginete Bispo (PT-RS), Ana Paula Lima (PT-SC), Paulo Litro (PSD-PR), Ismael (PSD-SC), Cobalchini (MDB-SC) e Rafael Pezenti (MDB-SC).