Witzel fecha divisas do RJ, e suspende até ponte-aérea
A medida foi tomada para prevenir a proliferação do coronavírus. O documento foi assinado e publicado nesta quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou, nesta quinta-feira (19/03), decreto que ordena o fechamento de todas as divisas com o estado. A medida foi tomada com intuito de prevenir a proliferação do coronavírus. A iniciativa foi publicada no Diário Oficial do estado.
”A norma veta, a partir do dia 21 de março, a circulação de transporte interestadual de passageiros com origem nos seguintes estados: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e demais estados em que a circulação do vírus for confirmada ou situação de emergência decretada”, diz trecho do decreto.
Em outra parte do documento, o governador do Rio suspende a ponte-aérea. Isso inclui voos nacionais de estados com casos de infectados – incluindo Rio-SP – e todos os voos internacionais. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no entanto, ainda precisa ratificar.
Na terça-feira (17/03), outro decreto assinado por Witzel proibiu a circulação de ônibus interestaduais vindo de estados com transmissão sustentada e ou com emergência decretada.
É o caso de São Paulo. Além disso, o governador fluminense vetou quaisquer ônibus entre a Região Metropolitana e o interior do Rio. São 22 municípios afetados. A medida afeta linhas regulares, coletivos fretados e veículos de turismo.
O governo também determinou que os ônibus intermunicipais só poderão circular com passageiros sentados, com 50% da lotação dos veículos.