metropoles.com

Warren: “Bolsonaro busca retaliação a Glenn por expor corrupção”

Pré-candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos cobrou retirada das acusações e fim de ataques à imprensa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ethan Miller/Getty Images
Democratic Presidential Candidates Attend Forum On Wages And Working People
1 de 1 Democratic Presidential Candidates Attend Forum On Wages And Working People - Foto: Ethan Miller/Getty Images

A senadora e pré-candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Elizabeth Warren, acusou, nesta quinta-feira (23/01/2020), o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) de “buscar retaliação estatal” contra o jornalista e cofundador do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald. Nesta semana, ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) na Operação Spoofing, que investiga o vazamento de dados de celulares de autoridade.

Warren pontua que o jornalista estaria sendo retaliado por “expor abuso público e corrupção” e cobra a retirada do processo. “Brasil deveria retirar as acusações e parar os ataques a uma imprensa livre e aberta”, twitou.

Confira:

Em novembro deste ano, caso seja confirmada como o nome do Partido Democrata nas eleições estadunidenses, Elizabeth Warren disputará contra o atual presidente, Donald Trump. O republicano é aliado de Bolsonaro.

O caso
Greenwald, apesar de não ter sido indiciado pela Polícia Federal, foi denunciado pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira pelos crimes de associação criminosa e interceptação telefônica. Por força de liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, ele sequer podia ser alvo das investigações.

O site que Glenn Greenwald cocriou foi responsável pela divulgação de uma série de conversas vazadas dos celulares de membros da Operação Lava Jato, incluindo o atual ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro e o procurador federal Deltan Dallagnol. O conteúdo das mensagens colocou em xeque a atuação da força-tarefa e a imparcialidade das figuras públicas envolvidas, em um episódio conhecido como “Vaza Jato“.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?