metropoles.com

Wajngarten irrita senadores ao ser questionado sobre falas de Bolsonaro: “Pergunte a ele”

Sem confirmar afirmações feitas à Veja, CPI vai pedir o áudio da entrevista com o ex-secretário à revista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Fabio Wajngarten na CPI da Covid
1 de 1 Fabio Wajngarten na CPI da Covid - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten irritou os senadores da CPI da Covid após sugerir que uma pergunta do relator Renan Calheiros (MDB-AL) sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deveria ser direcionada ao chefe do Executivo.

Wajngarten tergiversou sobre o impacto das falas de Bolsonaro e Renan insistiu. “Acho que o senhor tem que perguntar para ele, senador”, declarou Wajngarten, incomodando os senadores.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), rebateu. “Você não pode dizer ‘pergunte a ele’. Você está aqui… está aqui como testemunha. Você vai responder ‘sim’ ou ‘não”. Wajngarten, então, pediu perdão.

“Você faz uma pergunta para uma pessoa que é testemunha, aí ele responde ‘pergunte a ele’. Você acha ainda que tem razão de fazer um negócio desse? Pelo amor de Deus!”, retrucou Aziz. Após o desentendimento, a sessão da CPI foi suspensa por cerca de 5 minutos.

Questionado sobre as declarações que deu à revista Veja, Wajngarten não confirmou algumas das informações. Com isso, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que vai atender o pedido do relator para requisitar à revista Veja o áudio da entrevista com o ex-secretário.

“Vamos requisitar sim, é importante a gente saber. Tudo que ele falou na Veja, negou aqui. Nega várias questões, tenho que crer que alguém está mentindo, ou é a revista Veja ou é o depoente. Vou pedir para requerer à revista Veja que possa nos dar o áudio da gravação sem cortes”, disse.

Pfizer

Antes, Wajngarten afirmou que uma carta de autoria da farmacêutica Pfizer, endereçada ao Palácio do Planalto, enviada em 12 de setembro e “até 9 de novembro ninguém havia respondido”.

5 imagens
Opositores pedem quebra de sigilo de Pazuello e Wajngarten
Senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid
Senadores Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues
Fabio Wajngarten na CPI da Covid
1 de 5

Fabio Wajngarten chega ao Senado para depor na CPI

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 5

Opositores pedem quebra de sigilo de Pazuello e Wajngarten

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 5

Senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Senadores Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Fabio Wajngarten na CPI da Covid

Jefferson Rudy/Agência Senado

 

“Quando soube, em novembro do ano passado, que a Pfizer havia enviado carta ao governo brasileiro, procurei imediatamente solucionar eventual impasse. Vi por bem levar ao presidente Bolsonaro o assunto na busca por uma solução rápida”, disse.

O ex-secretário informou que se reuniu, em seu gabinete, no dia 17 de novembro, com um assistente, o CEO da Pfizer, Carlos Murilo, e a diretora da Comunicação da Pfizer. No encontro, Murilo agradeceu a resposta e teria dito, segundo Wajngarten: “Eu quero que o Brasil seja a vitrine da América Latina na vacinação da Pfizer”.

Depoimentos

Wajngarten é o quinto depoente do colegiado. Antes dele, os senadores ouviram o depoimento do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, além dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual chefe da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello só será ouvido em 19 de maio, após ter alegado que teve contato com duas pessoas infectadas pelo novo coronavírus e cumpre quarentena.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?