metropoles.com

Vídeo: servidores protestam em aeroporto contra reforma administrativa

O objetivo é pressionar parlamentares que chegam a Brasília de avião. Servidores pedem que Lira desista da proposta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Talita Laurino
Manifestação
1 de 1 Manifestação - Foto: Talita Laurino

Um grupo de servidores públicos protesta, nesta segunda-feira (22/11), no aeroporto de Brasília contra a reforma administrativa. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados.

De acordo com líderes dos Sindicatos do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), a atividade ocorrerá toda segunda e terça-feira, no mesmo local, “até que Lira desista da proposta”. O objetivo dos presentes é pressionar parlamentares que chegam a Brasília de avião. Veja vídeo do protesto:

Além do aeroporto, os manifestantes também irão se reunir em frente ao Anexo 2 na Câmara dos Deputados a partir desta terça-feira (23/11).

Antônio Alves, coordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), disse ao Metrópoles que os votos estão sendo revertidos, mas avaliou que, “com o orçamento secreto, tudo pode mudar”.

“Essa PEC é o desmonte do estado brasileiro. Vão jogar o serviço no privado para empresas ganharem lucro sem atender a população”, afirmou.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Arthur Lira, criticou o governo por não se mobilizar pela aprovação da reforma administrativa. Segundo ele, há um “apoio pálido” ao texto. Lira acredita que a reforma não será aprovada neste ano. “Temos basicamente quatro a cinco semanas de votação”, lembrou, já que o Congresso entra em recesso no final do ano. “Não temos como trazer essa matéria com as discussões como se encontram”, completou.

Para o texto ser aprovado, são precisos, no mínimo, 308 votos a favor, em votação de dois turnos. A proposta mantém a estabilidade, mas também a possibilidade de redução de jornada de trabalho e de salários de servidores públicos em até 25% em caso de crise fiscal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?