Vídeo: MPF vai apurar ação de agentes da PRF em sindicato de Manaus
Câmeras registraram momento em que três agentes chegaram à sede de entidade. Trabalhadores da educação organizavam ato contra Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público Federal (MPF) decidiu investigar uma suposta intimidação por parte de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a integrantes de movimentos sociais, principalmente da área da educação, que planejavam protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para esta quinta-feira (25/07/2019), em Manaus, durante a visita presidencial à capital amazonense.
Na tarde de terça-feira (23/07/2019), três policiais fardados entraram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e chegaram a questionar as pessoas que estavam reunidas na organização do evento. As câmeras de segurança da instituição registraram o momento da chegada dos policiais.
De acordo com integrantes do sindicato, os agentes chegaram ao local armados e se apresentaram como enviados pelo Exército. Eles teriam ficado na sede da instituição por cerca de 30 minutos e depois saíram em uma viatura da PRF.
Mais cedo, por meio de nota, o Comando Militar da Amazônia (CMA) afirmou que a informação era “infundada”, que “desconhece a realização da suposta reunião e não reconhece qualquer ordem oriunda de suas unidades para tal”. “Cabe destacar que o Exército atua com base nos princípios da legalidade, estabilidade e legitimidade”, disse a nota.
O pedido de investigação foi feito pela diretoria do Sinteam na tarde desta quarta-feira. Segundo os dirigentes do órgão, a reunião para o planejamento dos atos de protestos havia sido marcada para as 17h mas os policiais chegaram 20 minutos antes, às 16h40. Para os diretores, a presença dos policiais foi “clara intimidação e desrespeito ao direito de livre manifestação previsto na Constituição Federal”.
Visita
A previsão é de que Bolsonaro desembarque na capital amazonense às 9h. Ele vai visitar o Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas (CMPM V) e está previsto um um encontro com alunos no auditório da escola. O colégio recebeu o prêmio de Melhor Escola do Mundo na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), na semana passada, no Japão.