metropoles.com

Vídeo: MPF vai apurar ação de agentes da PRF em sindicato de Manaus

Câmeras registraram momento em que três agentes chegaram à sede de entidade. Trabalhadores da educação organizavam ato contra Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
arquivo pessoal
agentes-da-PRF-interrompem-reunião-de-sindicato
1 de 1 agentes-da-PRF-interrompem-reunião-de-sindicato - Foto: arquivo pessoal

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu investigar uma suposta intimidação por parte de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a integrantes de movimentos sociais, principalmente da área da educação, que planejavam protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para esta quinta-feira (25/07/2019), em Manaus, durante a visita presidencial à capital amazonense.

Na tarde de terça-feira (23/07/2019), três policiais fardados entraram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e chegaram a questionar as pessoas que estavam reunidas na organização do evento. As câmeras de segurança da instituição registraram o momento da chegada dos policiais.


De acordo com integrantes do sindicato, os agentes chegaram ao local armados e se apresentaram como enviados pelo Exército. Eles teriam ficado na sede da instituição por cerca de 30 minutos e depois saíram em uma viatura da PRF.

Mais cedo, por meio de nota, o Comando Militar da Amazônia (CMA) afirmou que a informação era “infundada”, que “desconhece a realização da suposta reunião e não reconhece qualquer ordem oriunda de suas unidades para tal”. “Cabe destacar que o Exército atua com base nos princípios da legalidade, estabilidade e legitimidade”, disse a nota.

O pedido de investigação foi feito pela diretoria do Sinteam na tarde desta quarta-feira. Segundo os dirigentes do órgão, a reunião para o planejamento dos atos de protestos havia sido marcada para as 17h mas os policiais chegaram 20 minutos antes, às 16h40. Para os diretores, a presença dos policiais foi “clara intimidação e desrespeito ao direito de livre manifestação previsto na Constituição Federal”.

Visita
A previsão é de que Bolsonaro desembarque na capital amazonense às 9h. Ele vai visitar o Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas (CMPM V) e está previsto um um encontro com alunos no auditório da escola. O colégio recebeu o prêmio de Melhor Escola do Mundo na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), na semana passada, no Japão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?