Vídeo mostra dupla de policiais tentando impedir invasão ao Congresso
Manifestantes extremistas invadiram o Congresso Nacional e outros prédios da Esplanada dos Ministérios, em 8 de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Novo vídeo de circuito interno do Congresso Nacional mostra uma dupla de policias legislativos tentando conter multidão de extremistas que invadiram as dependências da sede do Legislativo, na Esplanada dos Ministérios, em 8 de janeiro.
Na gravação, é possível observar que um dos agentes é cercado, derrubado e agredido pelos manifestantes bolsonaristas.
Assista:
Novo vídeo mostra dupla de policias legislativos tentando conter multidão de extremistas em 8 de Janeiro.
Um dos agentes é cercado, derrubado e agredido pelos bolsonaristas.
Assista ▶️ pic.twitter.com/78RaqCxwyv
— Metrópoles (@Metropoles) January 17, 2023
Veja a cronologia da ação dos criminosos:
O ataque em Brasília pelos olhos do Congresso.
Imagens disponibilizadas por Câmara e Senado permitem contar, de forma cronológica, o passo-a-passo dos extremistas no dia 8 de Janeiro.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/HV9Kb7EZsE
— Metrópoles (@Metropoles) January 17, 2023
Novas imagens divulgadas pelo Senado Federal, na segunda-feira (16/1), mostram o início da invasão ao prédio por terroristas no dia 8 de janeiro. Os vídeos também registram policiais legislativos sendo agredidos com barras de ferro.
Em um dos trechos, capturado por câmeras de segurança na área externa do Senado, é possível ver terroristas correndo em direção ao portão da garagem do prédio.
Uma agente de segurança do Senado tenta fechar o portão e é atingida por um cone. Depois, um homem avança contra a mulher e empurra o portão. Em seguida, dezenas de pessoas correm em direção ao local e invadem a garagem.
Outro trecho do vídeo mostra a batalha de terroristas contra policiais legislativos. No Salão Azul do Senado, o grupo de manifestantes corre em direção aos agentes e ataca os policiais com barras de ferro. Os vidros do local também são quebrados.
Imagens gravadas pela câmeras de segurança do uniforme de um agente registram o diálogo entre os policiais. “Tem umas 30 pessoas no plenário ainda. E a gente vai prender essa galera. Invadiram, e a gente tem que fazer o nosso papel”, afirma.
“Algema um no braço do outro e conduz, devagarinho. Se a PM apoiar, melhor”, continua o policial.
Por fim, é possível ver dezenas de manifestantes saindo do Senado pelas janelas do edifício. Eles descem da estrutura apoiados pelas cortinas.
Outras imagens
Na segunda, o Senado Federal também divulgou trechos da invasão, capturados por câmeras acopladas aos uniformes dos policiais legislativos da Casa. Cerca de 60 agentes tentaram conter os invasores.
Por volta das 16h, o conflito no palácio atingiu o ápice. Os golpistas quebraram o vidro do Salão Verde, na Câmara dos Deputados, e avançaram em direção aos policiais, que tentaram se proteger criando uma espécie de barreira.
“Fechem os escudos, abaixem as viseiras”, orienta um dos policiais aos demais colegas. Eles são atingidos por jatos de água jogados pelos manifestantes. Em um momento do vídeo, é possível ver um dos policiais tossindo fortemente, sob os efeitos de sprays de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo.