metropoles.com

Vídeo: ministro diz que Petrobras é “galinha de ouro” para investidor

Ministro da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta defende petroleira voltada para a indústria brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, concede entrevista coletiva em frente ao Palácio do Planalto. O ministro reafirma a normalidade democrática no Brasil e informa que o Planalto, apesar dos estragos físicos, segue funcionando normalmente. - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, concede entrevista coletiva em frente ao Palácio do Planalto. O ministro reafirma a normalidade democrática no Brasil e informa que o Planalto, apesar dos estragos físicos, segue funcionando normalmente. - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta (foto em destaque), disse nesta sexta-feira (3/3) que a Petrobras é uma “galinha de ouro” para os investidores internacionais. A expressão é, na verdade, “galinha dos ovos de ouro”.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Pimenta defendeu que a petroleira faça investimentos voltados para o crescimento da indústria brasileira, fazendo com que a empresa seja uma “ferramenta de desenvolvimento, de geração de emprego e distribuição de renda”.

“Uma das prioridades do governo Lula é retomar a Petrobras como uma empresa do povo brasileiro. [Lula] Já determinou a suspensão da venda de ativos. Vamos rever a política de dividendos, vamos rever a política de investimentos e vamos mudar a política de preços que hoje faz com que o brasileiro pague na gasolina, no óleo diesel e no gás de cozinha valores muito acima do que deveriam estar pagando”, afirmou o ministro.

Veja o vídeo:

Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do governo têm pressionado por mudanças na distribuição que, dentro do Palácio do Planalto, é classificada como “predatória” e atribuída ao ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes.

PPI é uma abstração, diz Prates

Nessa quinta-feira (2/3), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a empresa pode seguir outros referenciais fora da Paridade de Preços de Importação (PPI) para definir seus preços.

Segundo Prates, a PPI é uma “abstração”, e a Petrobras vai “praticar preços competitivos como ela achar melhor”. A Paridade de Preços de Importação (PPI) consiste em vender a gasolina e o diesel com base no custo de importação do produto para o Brasil.

“O PPI é uma referência e, se julgar necessário, terá mais de uma referência para ter o melhor preço para o consumidor”, explicou em sua primeira entrevista coletiva à frente do cargo, no Rio de Janeiro.

“O próprio PPI é uma abstração. O PPI mesmo, ele difere. Quando fala em PPI parece que virou um dogma esse negócio, criaram esse nome, e isso parece que dominou tudo. Não é necessariamente assim, o mercado brasileiro é diferente.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?