metropoles.com

Vídeo. Maia apoia Glenn durante ato, mas critica vazamentos

Presidente da Câmara fez imagens para serem transmitidas durante ato a favor do jornalista, do The Intercept e da liberdade de expressão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Maia – Câmara
1 de 1 Maia – Câmara - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), gravou um vídeo para defender a liberdade de imprensa e o sigilo da fonte jornalística. Ao mesmo tempo, criticou os vazamentos de mensagens por hackers e os comparou com aqueles feitos por agentes públicos: “Os dois são criminosos, mas o jornalista que os divulga tem o direito de fazê-lo, está protegido pela Constituição”, diz Maia. A filmagem foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

No vídeo, Maia diz que “passamos a viver uma grande polêmica depois da prisão do tal hacker, sobre a questão de dados, de quem é a responsabilidade. Tem uma questão que é a base desse debate, que é o sigilo da fonte”. Os quatro hackers suspeitos foram presos na última terça-feira (23/07/2019), em Araraquara (SP), e seguem na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

O deputado ainda diz que, no “Brasil democrático, no nosso Estado democrático de direito, o sigilo da fonte é um direito constitucional”. “A partir daí, temos que discutir, de fato, um hacker que pegou de forma ilegal, ilícita, criminosa, dados de terceiros. [Ele] Precisa ser punido. Investigado, descoberto, e aí sim, punido”, completou.

“Um hacker, um criminoso, extraiu informações de um cidadão. Passou para a sua fonte [veículo de mídia]. Ela pegou essas informações e jogou na sociedade”, disse o deputado. Ele fez questão de registrar que o vídeo não é especificamente a favor de Glenn, mas da liberdade de expressão.

A gravação foi feita para divulgação em ato em apoio ao site The Intercept Brasil e ao jornalista Glenn Greenwald. O meio de comunicação está sendo responsável pela divulgação de conversas entre o então juiz Sergio Moro e o procurador da Operação Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol.

O ato foi realizado pela Associação Brasileira de Imprensa nesta terça (30/07/2019), com início às 18h30.

Outras personalidades
Além de Maia, outras personalidades gravaram imagens para divulgação no evento, entre elas o jornalista Tucker Carlson, do canal norte-americano Fox News.

Confira:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?