metropoles.com

Vídeo: Lawand é chamado de “covarde” e “mentiroso” durante CPI do 8/1

Lawand aparece em mensagens trocadas com Mauro Cid, supostamente estimulando o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro a atos golpistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lawand
1 de 1 Lawand - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O coronel Jean Lawand Júnior, ex-subchefe do Estado Maior do Exército, foi criticado por parlamentares nesta terça-feira (27/6) durante a participação dele na CPI dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O militar foi chamado de “covarde”, por se manter em silêncio, e “mentiroso”, por deputados da base governista.

O militar aparece em mensagens trocadas com Mauro Cid, supostamente estimulando o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro a seguir o caminho do golpe contra o resultado da eleição presidencial e, consequentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi citado nas investigações da Polícia Federal (PF) que apuram a mobilização de atos golpistas por militares.

Durante a manifestação na CPI, o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) fez referência a declarações da oposição, de que as pessoas presas pelas invasões às sedes dos Três Poderes, na ocasião, estão detidas “injustamente”. Segundo ele, Lawand tem a oportunidade de separar quem são as “sardinhas” e os “tubarões”.

“Coronel, com toda a educação, eu lhe peço: as pessoas aqui, a base de oposição ao governo, o próprio deputado que me interrompeu vai à tribuna, faz manifestações afirmando que tem pessoas presas injustamente, as sardinhas. E o senhor está aqui tendo oportunidade de nos mostrar quem são os tubarões”, declarou.

“O seu silêncio é covarde. Sabe por que, coronel? Seu silêncio é covarde porque o senhor está permitindo que pessoas, entre aspas, ‘inocentes’, estejam presas. Quem estava lá, há 52 dias, cagando num banheiro químico. O senhor está aqui deixando que elas estejam presas porque o senhor está protegendo os tubarões”, prosseguiu.

Duarte pediu que o militar “proteja esses inocentes, que, em tese, estão sendo punidos injustamente. Esse é o seu momento de fala. O seu silêncio não pode ser covarde, o seu silêncio tem de proteger as pessoas”. Lawand, contudo, permaneceu em silêncio.

“O senhor está mentindo”

Em seguida, o deputado Rogério Correia (PT-MG) voltou a questionar as falas de parlamentares da oposição, de que o ex-presidente Bolsonaro não tem participação nos atos antidemocráticos. No entanto, lembrou as mobilizações em frente aos quartéis, e que o então “presidente não deu ordens para saírem do Exército para apaziguar o país”.

“Isso é o que a gente vai tirar do depoimento do senhor até agora. O senhor está vendo que o peixe morre pela boca? O senhor já ouviu esse ditado? Que a mentira tem perna curta, o senhor já ouviu? O senhor vai continuar mentindo e culpar o presidente Bolsonaro?”, questionou o parlamentar.

Ele, então, afirmou: “O senhor está mentindo! E eu vou provar que o senhor está mentindo. O senhor é um mentiroso, coronel! O senhor não está tergiversando, não! O senhor está mentindo!”.

Veja o vídeo:

 

Investigação da PF

Lawand era subchefe do Estado Maior do Exército e, de acordo com a PF, incentivou Mauro Cid a convencer Jair Bolsonaro de impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomasse posse em 1º de janeiro deste ano.

Em mensagens trocadas com o ajudante de ordens, Lawand pediu que o militar “convencesse o 01 [em menção a Bolsonaro] a salvar esse país”.

“Cid, pelo amor de Deus. O homem tem que dar a ordem. Se a cúpula do EB [Exército Brasileiro] não está com ele, da divisão para baixo está. Assessore e dê-lhe coragem”, escreveu.

A convocação de Lawand consta em requerimentos apresentados por parlamentares governistas, como Eliziane Gama (PSD-MA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Duda Salabert (PDT-MG) e Duarte (PSB-MA).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?