Vídeo: indígenas em Acampamento Terra Livre fazem ato no Congresso
Indígenas pressionam classe política para engavetamento de projetos que podem afetar povos isolados pelo país
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta segunda-feira (24/4), a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene para receber integrantes do 19º Acampamento Terra Livre (ATL), organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e outras entidades, em Brasília. O evento é considerado o maior encontro de etnias do Brasil e reúne indígenas de diferentes locais do país. A sessão foi comandada pela deputada Célia Xacriabá (PSol-MG).
O grupo articula e pressiona o Parlamento para o engavetamento definitivo de projetos de lei que podem afetar diretamente os povos indígenas, principalmente os mais isolados.
O Acampamento Terra Livre, cujo tema deste ano é “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia”, ficará na Praça Cidadania, em frente ao Teatro Nacional Cláudio Santoro, até sexta-feira (28/4).
O objetivo do grupo é articular e reforçar junto a Brasília, agora com novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a necessidade de demarcação de terras indígenas e solicitar que se decrete estado de “emergência climática”. E, com isso, pedir que políticas públicas sejam feitas para desacelerar o desmatamento.
No acampamento estão reunidos, pelo menos, 5 mil indígenas, conforme apurou o Metrópoles. A expectativa é que chegue a 6 mil, já que o evento vai até sexta.
Na cerimônia em homenagem ao ATL, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que há muito a ser feito sobre a questão dos povos indígenas. “Há muito a ser feito e por essa razão o acampamento representa um momento único, para dar continuidade nos debates [da Casa Baixa]”, disse.
“A preservação do meio ambiente e dos povos indígenas são garantias da Constituição. Em nome desta Casa, quero continuar um diálogo franco e aberto com os povos indígenas”, completou.
Projetos anti-indígenas
O Acampamento Terra Livre luta contra projetos de lei considerados “anti-indígenas”:
- PL 490/2007 – Marco Temporal
- PL 191/2020 – da Mineração em terras indígenas
- PL 2633/2020 E PL 510/2021 – Grilagem de terras
- PL 3729/2004 (agora no Senado como PL 2159/2021) – Licenciamento ambiental
No vídeo abaixo é possível assistir ao momento que os indígenas entram no Congresso Nacional cantando. Confira.
Vídeo no momento que os indígenas saem do Congresso Nacional cantando. Confira.