Vídeo: durante evento de Lula no RS, plateia grita “inelegível”
A decisão do TSE sobre Bolsonaro impede o ex-mandatário da República de concorrer às eleições de 2024, 2026, 2028 e 2030
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou, nesta sexta-feira (30/6), 446 unidades do Minha Casa, Minha Vida no município de Viamão, no Rio Grande do Sul. Durante a solenidade, a plateia presente gritou, sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a palavra “inelegível”.
A reação dos participantes do evento ocorreu logo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formar maioria pela inelegibilidade do ex-presidente. Lula, no entanto, não se manifestou.
A quarta sessão foi aberta com o voto da ministra Cármen Lúcia, que acompanhou o relator, para condenar Bolsonaro. Com isso, o TSE formou maioria pela inelegibilidade do ex-chefe do Executivo. A decisão impede o ex-mandatário da República de concorrer às eleições de 2024, 2026, 2028 e 2030.
Veja o momento em que a plateia se manifesta:
Lula está no estado do Rio Grande do Sul, nesta sexta, para diversas agendas. Após a entrega das residências, ele almoça com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e, depois, segue para uma visita às novas instalações do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
O mandatário ainda deve participar da solenidade de inauguração formal dos novos blocos do centro médico. A previsão é que Lula retorne à capital federal no fim do dia. Ele está acompanhado pelos ministros Paulo Pimenta e Jader Filho, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e das Cidades, respectivamente.