metropoles.com

Vídeo: deputada indígena faz discurso transfóbico em comissão da Câmara

Silvia Waiãpi, para rebater seu colega de Casa sobre sua identidade indígena, disse que é obrigada a aceitar “mulheres que são homens”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Silvia Waiãpi (PL), deputada federal eleita no Amapá
1 de 1 Silvia Waiãpi (PL), deputada federal eleita no Amapá - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Na tentativa de defender sua identidade indígena do deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), a deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) fez um discurso transfóbico durante uma sessão, desta terça-feira (11/4), da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados, que recebe a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

“Os senhores querem que eu aceite alguém que se autodeclara mulher, sem ser mulher, biologicamente homem, eu sou obrigada a aceitá-lo. Mas não querem me aceitar”, disse Waiãpi.

A declaração responde a uma fala anterior do deputado Malafaia sobre “estelionato” de deputados sobre representatividade. “Eu lamento que haja algum tipo de constrangimento quando os indígenas estão aqui se posicionando e relatando sua posição. Vamos combater qualquer estelionato que venha de qualquer deputado e deputada que fale que representa e não representa”, disse Malafaia.

Waiãpi  também relembrou o deputado sobre a determinação dos povos. “O deputado esquece da convenção 69, que estabelece que todo aquele que se autodeclara indígena é indígena. Nós temos também a autodeterminação dos povos”, disse.

Em meio à confusão, a deputada Fernanda Melchiona (PSol-RS) pediu questão de ordem sobre o crime de transfobia proferido por Waiãpi. “A deputada tem todo o direito de falar no tempo de liderança, mas transfobia é crime e não vamos aceitar em silencio”, disparou. “Crime não”, reiterou.

Veja imagens:

No final da sessão, indígenas cantaram na Câmara:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?