Vídeo de Barroso sobre eleições é distorcido por bolsonaristas
Ministro tem sido alvo de ataques reiterados de Bolsonaro, em razão de divergências sobre o voto impresso, derrotado na terça pela Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fazendo piada a respeito de eleições em Roraima tem circulado de maneira distorcida nas redes sociais. O vídeo manipulado tem sido usado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para disparar mais uma série de ataques ao ministro.
A gravação foi feita em junho pela TV Câmara, durante visita de Barroso à Casa. No vídeo, o titular do TSE aparece caminhando no Salão Verde e conversando informalmente com alguns parlamentares.
Barroso diz: “Eu brinquei com ele que eleição em Roraima não se vence, se toma”. E pergunta então: “Isso está com som?”, aparentemente se referindo às câmeras.
Perfis bolsonaristas omitem a referência a Roraima, possivelmente para insinuar que Barroso fez uma fala golpista.
Assista ao vídeo:
Eleições não se vence, se toma, diz Barroso. pic.twitter.com/rtGVLvJ4UR
— Patriotas (@PATRlOTAS) August 11, 2021
Bolsonaro, que pressiona pelo voto impresso, tem feito reiterados ataques a Barroso. Na noite de terça-feira (10/8), a Câmara rejeitou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabeleceria a adoção do voto impresso. Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos favoráveis. Foram 218 votos contrários, 229 a favor e 1 abstenção.
Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) do TSE, Barroso fazia referência a uma frase sobre Roraima que havia ouvido do senador Mecias de Jesus, de Roraima, após visita ao gabinete do parlamentar.
O senador teria dito por duas vezes que “tomaram” dele eleições que teria ganhado em Roraima. O fato foi relembrado pelo deputado Jonathan de Jesus, em ligação ao ministro Barroso, na terça-feira à noite, que ligou para se solidarizar pela divulgação do vídeo.