metropoles.com

Vídeo de Barroso sobre eleições é distorcido por bolsonaristas

Ministro tem sido alvo de ataques reiterados de Bolsonaro, em razão de divergências sobre o voto impresso, derrotado na terça pela Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
coletiva de imprensa e epuracao dos votos no TSE com o ministro Luiz Roberto Barroso 12
1 de 1 coletiva de imprensa e epuracao dos votos no TSE com o ministro Luiz Roberto Barroso 12 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Um vídeo do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fazendo piada a respeito de eleições em Roraima tem circulado de maneira distorcida nas redes sociais. O vídeo manipulado tem sido usado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para disparar mais uma série de ataques ao ministro.

A gravação foi feita em junho pela TV Câmara, durante visita de Barroso à Casa. No vídeo, o titular do TSE aparece caminhando no Salão Verde e conversando informalmente com alguns parlamentares.

Barroso diz: “Eu brinquei com ele que eleição em Roraima não se vence, se toma”. E pergunta então: “Isso está com som?”, aparentemente se referindo às câmeras.

Perfis bolsonaristas omitem a referência a Roraima, possivelmente para insinuar que Barroso fez uma fala golpista.

Assista ao vídeo:

Bolsonaro, que pressiona pelo voto impresso, tem feito reiterados ataques a Barroso. Na noite de terça-feira (10/8), a Câmara rejeitou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabeleceria a adoção do voto impresso. Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos favoráveis. Foram 218 votos contrários, 229 a favor e 1 abstenção.

Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) do TSE, Barroso fazia referência a uma frase sobre Roraima que havia ouvido do senador Mecias de Jesus, de Roraima, após visita ao gabinete do parlamentar.

O senador teria dito por duas vezes que “tomaram” dele eleições que teria ganhado em Roraima. O fato foi relembrado pelo deputado Jonathan de Jesus, em ligação ao ministro Barroso, na terça-feira à noite, que ligou para se solidarizar pela divulgação do vídeo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?