metropoles.com

Vídeo. Bolsonaro: “Pela legislação, sou italiano. Teria cidadania plena”

Há mais de um mês nos EUA, ex-presidente Jair Bolsonaro não confirmou se pretende entrar com um pedido de dupla cidadania

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Jair Bolsonaro em vídeo gravado a apoiadores
1 de 1 Jair Bolsonaro em vídeo gravado a apoiadores - Foto: Reprodução/Redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, por ter avós nascidos na Itália, ele também é italiano e tem direito a obter dupla cidadania. A declaração foi dada ao jornal italiano Corriere della Sera, em Orlando, nos Estados Unidos.

“Pela legislação, eu sou italiano, eu tenho avós nascidos na Itália, e a legislação de vocês diz que sou italiano”, afirmou.

Bolsonaro, porém, não confirmou se pretende entrar com um pedido de cidadania italiana. Disse somente que “com pouquíssima burocracia”, ele “teria a cidadania plena”.

Veja abaixo:

A declaração do ex-presidente ocorre em meio às cobranças de políticos da oposição para que ele seja responsabilizado politicamente pelos atos golpistas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Bolsonaro nos EUA

Após ter sido derrotado nas eleições presidenciais do ano passado, Jair Bolsonaro adotou uma agenda reclusa e deixou o país em 30 de dezembro rumo a Orlando, nos Estados Unidos. Ele não participou da posse de seu sucessor, o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-mandatário foi para os EUA com um visto A-1, frequentemente reservado a diplomatas e chefes de Estado. A permissão perdeu a validade no fim de janeiro. No dia 27 do mesmo mês, ele solicitou ao governo norte-americano um novo visto de visitante para permanecer no país. Se aceito, o Bolsonaro poderá permanecer nos EUA por mais seis meses.

No último sábado (28/1), o senador e filho do ex-presidente, Flávio Bolsonaro (PL), disse que o pai pode “nunca” voltar ao Brasil. Questionado sobre quando o ex-chefe do Executivo federal voltaria, Flávio deixou em aberto: “Pode ser amanhã, pode ser em seis meses, pode ser nunca”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?