metropoles.com

Vídeo: arcabouço fiscal permitirá pedaladas fiscais, diz Nelsinho Trad

Para senador Nelsinho Trad, a falta de punições contra gestores permitirá que pedaladas fiscais sejam normalizadas na administração pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Imagem colorida mostra senador Nelsinho Trad (PSD-MS) / Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra senador Nelsinho Trad (PSD-MS) / Metrópoles - Foto: Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) fez duas críticas à proposta do novo arcabouço fiscal apresentada pelo governo Lula na Câmara dos Deputados Para o congressista, a medida que tem como intuito reorganizar o impacto fiscal das contas públicas, permitirá que pedaladas fiscais sejam feitas devido à falta de punição aos gestores.

“[O projeto] me faz ter um posicionamento crítico. Essa é uma medida econômica que visa reorganizar o impacto fiscal das contas públicas para que o governo possa ter mobilidade de investimentos […] porém, no meio dessa questão toda, existe [no texto] um artigo que tira as condições de punição para quem não gere direito os recursos públicos, ou seja, fica permitida a pedalada fiscal”, disse o senador em entrevista ao Metrópoles.

No caso, o texto do relator Claudio Cajado (PP-BA) permite que o presidente da República peça ao Congresso Nacional a suspensão parcial ou a gradação das vedações previstas neste artigo, demonstrando que o impacto e a duração das medidas adotadas serão suficientes para a correção do desvio.

Caso o mandatário não atinja a meta de arrecadação, as penas seriam administrativas, como contingenciamento de despesas e veto à criação de novos programas sociais e cargos no funcionalismo público. O texto poupa o Bolsa Família e o salário mínimo da regra.

“A tão falada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que foi idealizada em 2001 por Fernando Henrique Cardoso e que, bem ou mal, foi assimilada pelos gestores públicos […] está sendo colocado de lado”, disse. O senador ainda explicou que uma aprovação como essa reflete no legislativo do Brasil todo. “Essa é uma medida que partir do momento que se aprova, vai refletir nas assembleias legislativas, nas prefeituras, nas câmaras municipais”, completou.

Veja a avaliação do senador:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?