Vice-líder do governo quer tirar Renan Calheiros da relatoria da CPI
Senador Jorginho Mello (PL-SC) afirmou que se reunirá com apoiadores para decidir qual caminho tomar e não descarta judicialização
atualizado
Compartilhar notícia
O senador e vice-líder do governo no Congresso, Jorginho Mello (PL-SC), avalia recorrer judicialmente ou internamente para tirar Renan Calheiros (MDB-AL) da relatoria da CPI da Covid.
“Foi uma semana tensa, que acabou agora nessa eleição, de forma tratorada”, resumiu o parlamentar.
Jorginho Mello citou questão de ordem invocada durante sessão de instalação da CPI, pedindo que Renan Calheiros não assumisse como relator, mesmo com Omar Aziz (PSD-AM) eleito pelos membros da comissão para presidência.
“Fiz uma questão de ordem preparada juridicamente e não obtive sucesso nem com o presidente mais idoso [Otto Alencar] nem com o presidente eleito [Omar Aziz]. Nenhum juiz, funcionário público, representante pode participar de investigação se tiver ligação consanguínea até terceiro grau”, explicou o vice-líder.
O senador afirmou aos jornalistas que vai se reunir com demais parlamentares que apoiaram a questão de ordem para “ver o que pode ser feito”. Ele não descarta a judicialização da questão.